Petrópolis
No fim da tarde de ontem, 29, a Polícia Federal, em ação conjunta com o ICMBio – APA Petrópolis, resgatou 16 pássaros e inutilizou apetrechos de captura no bairro Morin, na cidade de Petrópolis, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
Os pássaros eram das espécies Trinca-ferro, Curió, Tico-tico, Pixoxó, Melro, Canário da Terra, Coleiro e Tuim, todos com comercialização e captura proibidos. Um dos pássaros encontrava-se anilhado com peça (anilha) desviada desde o ano de 2019, o que torna o delito ainda mais grave.
Os responsáveis foram imediatamente multados ICMBio e conduzidos ao Posto da PF em Petrópolis para lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência pela prática de crime ambiental.
Os pássaros foram encaminhados ao ICMBio para reambientação ao habitat natural e posterior reinserção à natureza, ao passo em que os apetrechos utilizados para o aprisionamento, aí considerados gaiolas, armadilhas e alçapões, foram devidamente incinerados.
A ação conjunta faz parte do incessante esforço dos órgãos parceiros no combate aos crimes contra a fauna e a flora da Região Serrana.