VALENÇA
Após denúncia feita pela gestão do Parque Estadual Serra da Concórdia, sete trinca ferros foram apreendidos, junto com outros itens de caça.
A denúncia relatava que indivíduos haviam chegado em um veículo de cor branca, portando gaiolas, e, posteriormente, foram vistos adentrando o mato com a finalidade de caçar, na estrada da Fazenda Ponte Funda, em Santa Izabel.
De imediato, a guarnição procedeu ao local e, devido à distância até o ponto da denúncia, solicitou apoio à guarnição do DPO de Santa Izabel. A equipe prontamente atendeu ao chamado, posicionando-se na entrada da estrada, aguardando a saída do veículo.
Após a chegada da guarnição, foi avistado o veículo citado saindo do local. Realizada a abordagem, constatou-se no interior do automóvel: sete pássaros, sendo cinco capturados no mato e outros dois utilizados como chamariz para a captura dos demais. Diante dos fatos, a guarnição deu ciência de crime ambiental, conforme artigos 29 e 32 da Lei 9.605/98, procedendo à apreensão dos animais e à condução dos envolvidos, juntamente com o material, para a 91ª DP, a fim de serem tomadas as medidas cabíveis pela autoridade policial.
Após apreciação da autoridade policial, a ocorrência foi tipificada no artigo 29 da lei 9.605/98, sendo os animais apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) Seropédica.