RIO DAS FLORES
Através de uma denúncia de caça ilegal de animais feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares da 2ª UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental) apreenderam neste sábado, dia 20, em Rio das Flores, três alçapões, uma gaiola de caça e sete pássaros da fauna silvestre brasileira.
De posse das informações, a equipe lotada na unidade do Parque Estadual da Serra da Concórdia procedeu à Rua Vasco Ortigão, bairro Comércio, onde no imóvel denunciado, não havia ninguém. Em uma residência próxima, os policiais militares observaram cinco coleiros, um trinca ferro e um curió, todos sem anilhas e as gaiolas penduradas na parede.
O proprietário dos animais, ao ser questionado acerca das licenças, informou não as possuir e, durante a fiscalização no interior do imóvel, os agentes ainda identificaram três alçapões e uma gaiolas de caça. Diante dos fatos, a equipe deu ciência de crime ambiental de acordo com o artigo 29 da lei 9605/98 e, juntamente com o acusado, procedeu à 92ª DP para o registro da ocorrência.
Na distrital, foi confeccionado um auto de apreensão e oficio de encaminhamento, e os pássaros foram transportados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural.
A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).