BARRA DO PIRAÍ
Quatro aves da fauna silvestre brasileira, que estavam mantidos em cativeiro no município de Barra do Piraí, foram resgatadas no último domingo, dia 9, por agentes da Polícia Militar Ambiental. O resgate ocorreu após denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, sobre caça ilegal de animais.
Durante cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, os agentes foram até a Rua Marcílio Dias, no bairro Dorandia, e, durante fiscalização no imóvel denunciado, identificaram dois azulões, um trinca ferro e um curió, todos sem anilhas de identificação. Questionado sobre as licenças dos pássaros, o responsável informou não possuir nenhuma documentação e, diante da resposta, os policiais procederam com o acusado à 88ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado. Todas as aves foram recolhidas e levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão reintroduzidos ao habitat natural.
Os policiais lembram que, para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App ‘Disque Denúncia RJ’. Lembram os agentes que, é possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia www.disquedenuncia.org.br ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook www.facebook.com/linhaverdedd.