VASSOURAS/BARRA DO PIRAÍ
Uma passageira registrou nesta terça-feira, dia 18, imagens de aglomeração dentro de um ônibus da Viação Progresso, na linha Vassouras x Barra do Piraí. Nas imagens é possível ver que há um fiscal, que aparentemente é da empresa, dentro do veículo, que segue permitindo que novos passageiros embarquem, mesmo o coletivo já estando cheio. A situação preocupou os passageiros, uma vez que, por se tratar da atual realidade da Covid-19, evitar aglomerações é o recomendado por especialistas e é o que está estabelecido em decretos.
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a Viação Progresso e pediu que a mesma explicasse a situação, mas até a publicação desta nota, ninguém se manifestou.
De acordo com a autora das imagens, Edna Lima, de 35 anos, moradora do Retiro, ela tem que ir a Vassouras constantemente por questões pessoais e até então não tinha presenciado uma situação como essa desde o início da pandemia. “O problema é que ao invés de aumentarem os ônibus, eles diminuíram, mas ainda não tinha presenciado uma situação assim”, declarou.
Edna explicou ainda que ao notar que o coletivo estava ficando lotado, ela e alguns outros passageiros tentaram impedir que novas pessoas subissem pela porta de trás, contudo, o fiscal, que estava na frente, autorizou a entrada de mais pessoas. Nas imagens é possível notar um homem em cima da tampa do motor, que fica ao lado do motorista, para permitir a passagem de novas pessoas. “O fiscal não poderia fazer isso, as pessoas não podem ficar em pé assim dentro do ônibus, o transporte começou a ficar lotado e ele continuava a permitir a entrada de novas pessoas”, disse, relatando que chegou a falar com a motorista, que destacou que, como o fiscal estava autorizando a entrada, ela não poderia se opor.
O jornal entrou em contato também com o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), órgão responsável pela fiscalização, que respondeu que, diante as denúncias, a fiscalização na linha seria intensificada.