Partiu Mundo!

0

Quanto vale seu sonho? Se for em Dólar ou Euro está ficando cada vez mais difícil realizar. Segundo a Associação Brasileira dos Operadores de Turismo (Braztoa), o número de embarques para o exterior aumentou 26% em 2017. Foram 1,2 milhões de pessoas respirando novos ares ao redor do mundo. Se você quer conhecer o Tio Sam ou viver uma aventura na Europa, precisa se atentar a variação cambial.

A taxa de câmbio reflete a relação entre os preços praticados no Brasil e em outros países, sendo assim, inúmeros fatores podem afetar a variação cambial, como por exemplo a compra e venda de moeda estrangeira, a inflação de um determinado país, a tensão do mercado financeiro, etc. Neste ano eleitoral, onde o mercado está se protegendo de um possível resultado que não anima muito a confiança no investidor, seja ele doméstico ou internacional, as moedas de economias mais fortes que a nossa tendem a se valorizar frente ao Real. O Dólar já acumula uma valorização de quase 25% só neste ano de 2018. Esse cenário provavelmente frustrou muitas viagens, mas se você que está começando a sonhar agora, pode se aproveitar de um planejamento bastante eficaz.

Para proteger a reserva que foi destinada à sua viagem de imprevistos relativos a cotação da moeda, um bom começo é investir em um fundo Cambial. Estes aplicam 80% do seu patrimônio em ativos que acompanham esta variação e protegem seu capital de não estar compatível com o valor em moeda estrangeira que você se planejou em gastar.

Chegado o tão esperado momento da viagem é preciso escolher como irá converter o dinheiro que vai usar. A primeira opção é levar em espécie, para isso é cobrado um imposto sobre operação financeira (IOF) de 1,1%. Outra opção mais segura é o cartão pré-pago, você abastece com o valor que quiser e este também pode ser reabastecido a qualquer momento. Normalmente a cotação para o cartão é mais barata, já que a corretora não precisa armazenar fisicamente a moeda, mas em compensação o IOF é mais caro, é cobrado 6,38% sobre o valor. Um meio que se deve evitar é o cartão de crédito. Além de pagar 6,38% de IOF, suas compras estarão sujeitas a cotação do cartão no fechamento da fatura, o que pode resultar em um susto bem grande.

Agora é só arrumar as malas e conquistar esse sonho sem deixar que ele se transforme em um pesadelo. Boa viagem!

Deixe um Comentário