BARRA MANSA
Em aproximadamente duas horas de chuva, município registrou, no domingo, dia 22, o acumulado de 55 milímetros de água. O que gerou alagamento na Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, e queda de terra em parte de uma casa na Rua Gabriel Gonçalves Brito, no bairro Siderlândia, e outra no bairro Vila Independência. Não houve feridos, apenas uma família ficou desalojada. Por volta das 18 horas à via Sérgio Braga alagou, deixando o trânsito parcialmente comprometido.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, as sirenes tocaram no bairro São Luiz, alertando os moradores para procurarem o ponto de apoio localizado no Colégio Clécio Penedo. “Tínhamos previsão de mais chuva forte durante a noite, o que felizmente não se confirmou. O Rio Barra Mansa transbordou e alagou parte da Rua Florianópolis e não trouxe grandes transtornos aos moradores. No Carfanaum, local onde é feita a medição do volume de água do Rio Barra Mansa, próximo ao bairro Santa Clara, chegou a atingir a altura de 3,05m (metros)”, destacou o coordenador, acrescentando que no bairro Vila Independência, houve pequenos deslizamentos de terra e a cidade também registrou pequenos pontos de alagamentos, mas por conta de bueiros entupidos.
Já no bairro Siderlândia, a parede de uma casa desabou. Havia um casal no local, mas ninguém se feriu “O imóvel foi interditado e os moradores foram para casa de familiares. Hoje (ontem), retornaram ao imóvel para limpeza e pegar pertences”, citou Sérgio Mendes.
De acordo com a gerente de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, Cátia Batista de Souza, a família está sendo assistida. “A Defesa Civil entrou em contato conosco e já estamos assistindo a família. Trouxemos cesta básica e eles já estão inscritos no aluguel social e do ‘Minha Casa, Minha vida’”, informou Cátia Batista.
Mendes destacou que a orientação é observar o nível do rio e sair imediatamente e procurar um local seguro. Já nas áreas de deslizamento, observar se existem trincas ou rachaduras nas paredes da casa ou do solo em volta da casa. Caso isso aconteça tomar a mesma providência, procurar local seguro e ligar para a Defesa Civil através do telefone 199. A Defesa Civil se mantém em estado de alerta até março.
Quem desejar receber informações, via SMS, da Defesa Civil Estadual sobre riscos de temporais deve cadastrar o número do CEP para o qual deseja atendimento no 40199.
EQUIPES NAS RUAS
A Defesa Civil, em conjunto com as Secretarias de Manutenção Urbana, Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae), está atuando nas áreas onde as chuvas provocaram danos.
No Nova Esperança, o Saae está realizando a limpeza da Rua Florianópolis. A autarquia também direcionou equipes para a Rua José Henrique Batista (ligação do bairro Roselândia com Jardim Primavera); Estrada Governador Chagas Freitas (Bocaininha); e proximidades do Clube Azteca, Vila Nova a fim de realizar o serviço de retirada de lama e coleta de entulhos.
O coordenador de resíduos sólidos do Saae, Jackson Rabelo, pontuou as atividades que estão sendo promovidas pela autarquia. “Estamos retirando entulhos nos bairros, fazendo a raspagem de terra e lama. Estamos concentrados em todas as áreas afetadas com deslizamento e alagamentos”, frisou Jackson.
O secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, indicou cuidados a serem tomados pela população. “Em virtude do temporal deste domingo a Rua José Henrique Batista que une os bairros Jardim Primavera e Roselândia, está com grande acúmulo de lama, tornando-se intransitável. Não é possível realizar o deslocamento de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões.
TEMPORAL EM VOLTA REDONDA
A forte chuva que caiu no fim da tarde desta segunda-feira, dia 23, deixou ruas alagadas em Volta Redonda. Um ponto de alagamento foi a Avenida Waldir Sobreira Pires, no bairro Retiro. Um carro ficou enguiçado no meio da rua e atrapalhou o trânsito no local, que fica nas proximidades da entrada do bairro Vila Brasília. A forte chuva, também provocou o alagamento da Avenida Professora Gloria Roussim Guedes e a Rua da Água, no bairro Açude 1. Já no Açude 2, a Rua Quatro também foi tomada pela água.
Até esta publicação, nenhuma ocorrência mais grave havia sido registrada pela Defesa Civil da cidade do Aço.
A véspera de Natal também será chuvosa em Volta Redonda, com previsão de pancadas durante todo o dia – deve chover mais 30 mm.