>
728x90 vacina (1)

Parte de casa desaba com forte chuva de domingo em Barra Mansa

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Em aproximadamente duas horas de chuva, município registrou, no domingo, dia 22, o acumulado de 55 milímetros de água. O que gerou alagamento na Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, e queda de terra em parte de uma casa na Rua Gabriel Gonçalves Brito, no bairro Siderlândia, e outra no bairro Vila Independência. Não houve feridos, apenas uma família ficou desalojada. Por volta das 18 horas à via Sérgio Braga alagou, deixando o trânsito parcialmente comprometido.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, as sirenes tocaram no bairro São Luiz, alertando os moradores para procurarem o ponto de apoio localizado no Colégio Clécio Penedo. “Tínhamos previsão de mais chuva forte durante a noite, o que felizmente não se confirmou. O Rio Barra Mansa transbordou e alagou parte da Rua Florianópolis e não trouxe grandes transtornos aos moradores. No Carfanaum, local onde é feita a medição do volume de água do Rio Barra Mansa, próximo ao bairro Santa Clara, chegou a atingir a altura de 3,05m (metros)”, destacou o coordenador, acrescentando que no bairro Vila Independência, houve pequenos deslizamentos de terra e a cidade também registrou pequenos pontos de alagamentos, mas por conta de bueiros entupidos.

Já no bairro Siderlândia, a parede de uma casa desabou. Havia um casal no local, mas ninguém se feriu “O imóvel foi interditado e os moradores foram para casa de familiares. Hoje (ontem), retornaram ao imóvel para limpeza e pegar pertences”, citou Sérgio Mendes.

De acordo com a gerente de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, Cátia Batista de Souza, a família está sendo assistida. “A Defesa Civil entrou em contato conosco e já estamos assistindo a família. Trouxemos cesta básica e eles já estão inscritos no aluguel social e do ‘Minha Casa, Minha vida’”, informou Cátia Batista.

Mendes destacou que a orientação é observar o nível do rio e sair imediatamente e procurar um local seguro. Já nas áreas de deslizamento, observar se existem trincas ou rachaduras nas paredes da casa ou do solo em volta da casa. Caso isso aconteça tomar a mesma providência, procurar local seguro e ligar para a Defesa Civil através do telefone 199. A Defesa Civil se mantém em estado de alerta até março.

Quem desejar receber informações, via SMS, da Defesa Civil Estadual sobre riscos de temporais deve cadastrar o número do CEP para o qual deseja atendimento no  40199.

EQUIPES NAS RUAS


A Defesa Civil, em conjunto com as Secretarias de Manutenção Urbana, Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae), está atuando nas áreas onde as chuvas provocaram danos.

No Nova Esperança, o Saae está realizando a limpeza da Rua Florianópolis. A autarquia também direcionou equipes para a Rua José Henrique Batista (ligação do bairro Roselândia com Jardim Primavera); Estrada Governador Chagas Freitas (Bocaininha); e proximidades do Clube Azteca, Vila Nova a fim de realizar o serviço de retirada de lama e coleta de entulhos.

O coordenador de resíduos sólidos do Saae, Jackson Rabelo, pontuou as atividades que estão sendo promovidas pela autarquia. “Estamos retirando entulhos nos bairros, fazendo a raspagem de terra e lama. Estamos concentrados em todas as áreas afetadas com deslizamento e alagamentos”, frisou Jackson.

O secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, indicou cuidados a serem tomados pela população. “Em virtude do temporal deste domingo a Rua José Henrique Batista que une os bairros Jardim Primavera e Roselândia, está com grande acúmulo de lama, tornando-se intransitável. Não é possível realizar o deslocamento de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões.

TEMPORAL EM VOLTA REDONDA

A forte chuva que caiu no fim da tarde desta segunda-feira, dia 23, deixou ruas alagadas em Volta Redonda. Um ponto de alagamento foi a Avenida Waldir Sobreira Pires, no bairro Retiro. Um carro ficou enguiçado no meio da rua e atrapalhou o trânsito no local, que fica nas proximidades da entrada do bairro Vila Brasília. A forte chuva, também provocou o alagamento da Avenida Professora Gloria Roussim Guedes e a Rua da Água, no bairro Açude 1. Já no Açude 2, a Rua Quatro também foi tomada pela água.

Até esta publicação, nenhuma ocorrência mais grave havia sido registrada pela Defesa Civil da cidade do Aço.

A véspera de Natal também será chuvosa em Volta Redonda, com previsão de pancadas durante todo o dia – deve chover mais 30 mm.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos