PARAÍBA DO SUL
O maior parque natural da região, localizado em Paraíba do Sul, o Parque Salutaris, vem recebendo atenção especial da prefeitura e se consolidou como o principal ponto turístico da cidade. A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade para as pessoas e o parque teve que ser fechado para reduzir as chances de contágio da doença. Com a adoção desta medida, a secretaria de Esportes e de Meio Ambiente iniciou um plano para revitalização completa do parque.
No local foi feita a reforma e pintura total da pista de skate, reforma da pista de caminhada, reforma da quadra poliesportiva com a colocação de tabela para a prática do basquete, também foi inaugurada uma quadra de tênis, com dimensões e instalação de redes profissionais. Além da parte esportiva, a iluminação do parque recebeu atenção especial. Foram trocadas mais de 60 lâmpadas deixando o local ainda iluminado e seguro. O Parque ainda é contemplado pelo programa Praças com Wi-Fi Grátis e toda sua extensão é coberta por sinal de internet grátis para todos os usuários.
O Parque Salutaris é repleto de plantas nativas da mata atlântica e recebe um cuidado especial em toda sua flora. O secretário de Esportes e Lazer, José Roberto Lopes Padilha, falou sobre a importância desta interação entre as secretarias na gestão do parque. “Essa cogestão entre as duas secretarias proporciona mais controle nas ações e o direcionamento das atividades fica mais assertivo. A Secretaria de Esporte e Lazer cuida das instalações esportivas e a Secretaria de Meio Ambiente cuida das atividades da área ambiental que é fundamental para o parque”, disse.
O cuidado com o parque vai além das reformas das instalações esportivas, foi pensado também na história do local e a antiga sede da fábrica que funcionava no parque, que foi totalmente pintada, onde o plano é implantar um posto avançado de atendimento das secretarias de Esporte e Lazer e Meio Ambiente. Nas próximas semanas, será divulgada a licitação para a concessão do quiosque principal do parque que está fechado há anos.