ITATIAIA
Entre os dias 19 a 21 de março, o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) e a Coordenação-Geral de Uso Público e Serviços Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizarão o 1° Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais. O evento tem como objetivo fomentar o debate e a troca de experiências entre servidores do ICMBio e convidados sobre a promoção da acessibilidade nas Unidades de Conservação (UCs), visando à elaboração de um caderno de orientações voltado à gestão.
O evento terá presença de representantes de diversas UCs, como o Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Parque Nacional de Jericoacoara e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, estarão presentes.
O instituto acredita que a adoção de abordagens inclusivas na gestão das UCs possibilita a criação de espaços mais acolhedores, promovendo maior equidade no acesso e garantindo autonomia aos usuários da Unidade. No entanto, reconhece que os desafios para proporcionar acessibilidade em ambientes naturais são inúmeros e muitas vezes envolvem um grande volume de recursos.
Inauguração da cachoeira acessível
Na abertura do evento, será inaugurada a Cachoeira Acessível do Camapuã, a primeira cachoeira acessível do estado do Rio de Janeiro e a segunda do Brasil. Além disso, está prevista a inauguração do camping na parte baixa do Parque, que também é acessível. Desde a década de 1980, não havia um espaço designado para camping nessa região do Parque.
Segundo o diretor do Parque Nacional do Itatiaia, Felipe Mendonça, a cachoeira acessível do Camapuã faz parte de um esforço contínuo do parque para tornar suas atrações acessíveis a todos. “A acessibilidade em áreas naturais é um grande desafio, pois muitas vezes envolve grandes intervenções no ambiente. Mas sempre que conseguimos proporcionar maior acesso a todos, enfrentamos o desafio”, destaca Mendonça. Ele acrescenta que o Centro de Visitantes do parque também vem passando por diversas adaptações.
Os visitantes poderão chegar até a cachoeira de carro, estacionar em um espaço destinado e percorrer uma trilha de apenas 100 metro
O evento contará com a presença da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sra. Anna Paula Feminella; do Presidente do ICMBio, sr. Mauro Pires; diretoras do Instituto e outros cargos de direção do ICMBio, além de prefeitos de Resende, Itatiaia e secretários municipais.