Parque Nacional do Itatiaia registra -8,1ºC e cobre vegetação com camada de gelo

0

ITATIAIA

O inverno só chega no próximo dia 21, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas a temperatura já começou a baixar em Itatiaia. Na manhã desta quarta-feira, dia 12, o Parque Nacional do Itatiaia registrou -8,1ºC. Com isso, a vegetação ficou com uma camada fina de gelo.

Córrego congelado às 6h30min – Demilson Rodrigues

Segundo informações de funcionários da Parquetur Participações, concessionária que administra a reserva, a temperatura foi registrada por volta de 6h50min, em uma estação localizada a cerca de 2.450 metros de altitude. Com o frio durante a madrugada, a paisagem do parque mudou devido a formação de “Agulhas de gelo”. O fenômeno chamado “Needle ice” foi registrado próximo ao Abrigo Rebouças, a 2.380 metros de altitude. Já o córrego, que fica próximo ao abrigo, chegou a congelar pelo segundo dia consecutivo.

Com o frio durante a madrugada, a paisagem do parque mudou devido a formação de “Agulhas de gelo” – Demilson Rodrigues

O guia Demilson Rodrigues, registrou algumas imagens das placas de gelo no lago próximo ao Abrigo Rebouças.

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque do tipo do Brasil, criado em junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, a unidade abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600m a 2.791m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como parte alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde há nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais. A parte baixa se caracteriza principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho.

Deixe um Comentário