ITATIAIA
O frio intenso voltou a marcar presença na Serra da Mantiqueira. Às 5h39min deste domingo, dia 20, os termômetros instalados na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia registraram –7,4 °C.
A medição reforça a fama da região como uma das mais frias do Brasil, especialmente durante o inverno. Apesar de não ser o recorde do ano, que foi de –9,4 °C em 8 de julho -, a marca impressiona e confirma o rigor das madrugadas geladas na altitude do parque, especialmente nas proximidades do Pico das Agulhas Negras.
Outras marcas negativas também foram registradas em 2025: –4,9 °C em 13 de junho e –8,7 °C em 21 de junho, todas na parte alta do parque, onde o frio extremo é frequente nesta época do ano.
O Parque Nacional do Itatiaia também detém um dos recordes históricos de frio do país: em 1º de agosto de 1985, os termômetros marcaram –13,0 °C, a menor temperatura oficialmente registrada no local e uma das mais baixas da história do Brasil. Desde então, o parque segue como referência no monitoramento de frio extremo.
Além de atrair turistas em busca das belas paisagens cobertas por geada, o frio chama atenção de meteorologistas e pesquisadores, que acompanham as variações climáticas por meio de estações instaladas na região.