Parque Nacional do Itatiaia integra parceria internacional com a Floresta Negra na COP 30

Acordo assinado fortalece gestão, pesquisa e turismo sustentável no do bioma

Por Cyntia Freitas
48.cf.res.cidades.parque nacional do itatiaia integra.1.acordo.divulgaÇÃo (3)

ITATIAIA

O Parque Nacional do Itatiaia ganhou protagonismo internacional ao integrar um acordo de cooperação assinado durante a COP 30, realizada em Belém. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) firmou parceria com o Parque Nacional da Floresta Negra (Nationalpark Schwarzwald), na Alemanha, ampliando a participação do Itatiaia em uma rede global de conservação e gestão de áreas protegidas.

O acordo foi formalizado no dia 17, na Zona Azul – Pavilhão de Florestas da COP 30, com a presença do presidente do ICMBio, Mauro Pires, da ministra alemã Thekla Walker e de gestores e técnicos das instituições envolvidas. Com a assinatura, o Parque Nacional do Itatiaia passa a integrar oficialmente o Programa Internacional de Parcerias do Schwarzwald, que conecta unidades de conservação da Finlândia, Montenegro, Israel e Estados Unidos.

Antes da cerimônia, a delegação alemã percorreu um roteiro técnico pelo Brasil, encerrando a agenda no Parque Nacional do Itatiaia. A comitiva visitou trilhas, o Centro de Visitantes e as estruturas de acessibilidade, hoje reconhecidas nacionalmente como referência em turismo acessível. Técnicos alemães destacaram o modelo de gestão e o potencial do parque como laboratório natural para pesquisas sobre clima, biodiversidade e manejo florestal.

Parceria fortalece ações no Parque Nacional do Itatiaia

O acordo estabelece eixos estratégicos que terão impacto direto nas ações do Itatiaia, incluindo: Conservação da biodiversidade e gestão ambiental;
Manejo integrado do fogo, tema crítico diante das mudanças climáticas;  Recuperação de áreas degradadas e combate a espécies invasoras; Turismo sustentável e ampliado para visitantes com deficiência; Engajamento das comunidades do entorno e a pesquisa científica e inovação aplicada à conservação.

As iniciativas incluem intercâmbio técnico, formação de equipes, produção de pesquisas conjuntas e participação em eventos internacionais.

48.cf.res.cidades.parque nacional do itatiaia integra.2.delegaÇÃo.divulgaÇÃo (3)

Delegação alemã visitou parques brasileiros: Pico da Neblina, Tijuca e, por fim, Itatiaia – Divulgação

O chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Felipe Mendonça, destacou um dos primeiros desdobramentos da parceria. “Ficou acordada para fevereiro de 2026 uma videoconferência reunindo especialistas do ICMBio, do Parque da Floresta Negra e do Itatiaia para troca de experiências sobre Manejo Integrado do Fogo. Esse tema é essencial para enfrentarmos os desafios climáticos nos dois países”, disse Mendonça

Para o presidente do ICMBio, Mauro Pires, a adesão marca um avanço importante na posição do Itatiaia no cenário internacional. “Esse acordo reforça o compromisso do Brasil com a cooperação global e fortalece as políticas de proteção da biodiversidade”, destaca Pires.

A ministra alemã Thekla Walker acrescentou que a colaboração “é fundamental para encontrar soluções integradas para a crise climática e para a preservação da natureza em escala planetária”.

Segundo o ICMBio, a parceria coloca o Parque Nacional do Itatiaia em destaque mundial, ampliando oportunidades de pesquisa, inovação e aprimoramento da gestão ambiental.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos