ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está entre os três finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2025. A indicação destaca o projeto “Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível”, que concorre na Categoria 10 – Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo, promovida pelo Ministério do Turismo (Mtur) e pelo Conselho Nacional do Turismo (CNT). O Prêmio Nacional do Turismo 2025 está em sua quarta edição e reconhece iniciativas que fortalecem o turismo brasileiro por meio de ações inovadoras, sustentáveis e inclusivas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 3 de dezembro.
A iniciativa representa um marco na forma de promover turismo de natureza em Unidades de Conservação Federais. Nos últimos dois anos, o Parque, localizado entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, avançou com ações estruturantes, como a Cachoeira Acessível do Camapuã, primeira do Rio de Janeiro e segunda do Brasil. O local recebeu infraestrutura adaptada, com corrimãos, rampa para banho assistido, drenagem especial e cortes em rochas que facilitam a passagem de cadeiras de rodas.

Projeto amplia inclusão no turismo e destaca Itatiaia no cenário nacional – Divulgação PMI
O espaço também ganhou estacionamento exclusivo a apenas 100 metros da queda d’água, garantindo acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida. A obra foi realizada por meio de uma parceria entre o Parque Nacional do Itatiaia, a Prefeitura de Itatiaia, a SOS Mata Atlântica e a Eletrobras.
Outras ações consolidam o projeto, como o Caminho Acessível do Voluntariado, o Bosque Sensorial Acessível, a Alameda Conectar e a modernização do Centro de Visitantes, que agora conta com audiodescrição, Libras, braile e recursos visuais inclusivos. Também foram promovidos o 1º Encontro Nacional de Acessibilidade em UCs Federais e a Corrida Caminhos Acessíveis, que reuniu pessoas com deficiência, voluntários e visitantes. “As iniciativas colocam o Itatiaia na vanguarda do turismo acessível no Brasil, mostrando que é possível unir conservação ambiental, inovação, justiça social e ampliação de oportunidades”, destacou Felipe Mendonça, chefe do Parque Nacional do Itatiaia. Segundo Mendonça, o reconhecimento reforça o compromisso do ICMBio com a democratização do acesso à natureza e a construção de políticas públicas inclusivas. “Ser finalista já é um reconhecimento nacional de excelência e impacto”, afirmou.
O prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio, também celebrou o resultado. “Esta notícia mostra que Itatiaia está sendo exemplo para o Brasil. Ficamos extremamente felizes com esse reconhecimento e orgulhosos de contribuir para a implementação da cachoeira acessível. Seguiremos trabalhando para que o município tenha cada vez mais destaque”, disse.