ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia, que este ano completou 87 anos de fundação, continua promovendo uma consulta pública para definir uma imagem de pegada que vai representar o bioma na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas).
Promovida pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, a iniciativa vai conectar uma grande rede de trilhas e caminhos de longa distância pelo país, incentivando o ecoturismo e a preservação ambiental.
A consulta pública vai contar com a participação da sociedade para escolher entre três opções de pegadas. Elas foram criadas voluntariamente pela designer Paula Dalberto. As pegadas, que serão usadas para identificar o Parque Nacional do Itatiaia nas trilhas da Redetrilhas, buscam refletir a essência da área, conhecida por sua biodiversidade, paisagens deslumbrantes e importância histórica.
O projeto Redetrilhas é uma ação estratégica para ampliar a infraestrutura e o acesso a áreas naturais, além de promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável nas regiões por onde passam as trilhas.
VOTAÇÃO
O público pode votar na pegada de sua preferência por meio de um formulário online que ficará disponível até o final do período da consulta pública.
O formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/aUU4KezeWT
Segundo nota da direção do Parque Nacional do Itatiaia, até o dia 24 de setembro a consulta pública já havia recebido 375 votos na enquete. No entanto,
em função de alguns questionamentos, faz-se necessário fornecer algumas informações, dentre elas, a adoção de uma identidade visual para as trilhas do PNI com a rede brasileira de trilhas é uma demanda institucional e segue as orientações do Manual de Sinalização de Trilhas. “Como o parque já possui um sistema de sinalização implementado, as pegadas serão utilizadas apenas complementarmente em material de divulgação e com a instalação de plaquetas de forma limitada nas entradas e pontos estratégicos das trilhas do Parque Nacional do Itatiaia, sem interferência com a sinalização da Trilha Transmantiqueira”, informa a nota.
“Notamos que algumas pessoas estranharam as propostas de pegada que trazem o sapinho flamenguinho. A equipe do Parque Nacional do Itatiaia considerou importante a presença do sapinho na logo por já ser uma marca consolidada do parque. No entanto, tendo em vista diversas manifestações contrárias, entendemos que é importante acolher essas opiniões. Estamos avaliando novas alternativas sem o uso do sapinho”, disse o documento informando ainda que “desta forma, será escolhida a mais votada entre as três propostas já apresentadas. “Faremos uma segunda rodada de consulta com outras propostas que não tenham referência ao sapinho ou que tenham uma referência diferente da espécie”, complementa.