ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia (PNI), o mais antigo do Brasil, completa 88 anos neste sábado, dia 14, com uma série de atividades especiais no final d semana. A celebração marca também a tradicional Abertura da Temporada de Montanha (ATM), em parceria com a Parquetur e o Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN).
As atividades serão realizadas no Centro de Visitantes, na parte baixa do parque, e são abertas ao público que estiver dentro da unidade. No sábado, a programação começa com palestras e a cerimônia de abertura conduzida pelo jornalista esportivo Clayton Conservani. Também será inaugurado o Caminho Acessível do Voluntariado, que conecta o Centro de Visitantes à lanchonete do Lago Azul por meio de estrutura adaptada. Haverá ainda o tradicional “Parabéns ao PNI” e uma sessão de cinema.
No domingo, o foco será a vivência ao ar livre, com caminhadas, escaladas, passarinhadas, bicicletadas e passeios acessíveis. Às 11 horas, o grupo de choro “Regional Nós nas Cordas” se apresenta ao público, em meio à Mata Atlântica.
Segundo o gestor do parque, Felipe Mendonça, a comemoração é também uma oportunidade para promover a consciência ambiental. “É também um momento de reflexão, com palestras, debates e atividades que ajudam a construir uma consciência coletiva sobre a importância do Parque e do turismo sustentável na região da Serra da Mantiqueira”, afirmou.
A programação completa está disponível nos canais oficiais do parque. Os interessados em gratuidade na entrada devem preencher o formulário de cortesia específico para sábado ou domingo.

A cachoeira acessível do Camapuã e a primeira do estado e segunda do Brasil, inaugurada em março – Cyntia Freitas
Avanços estruturais e ambientais
Nos últimos anos, o Parque Nacional do Itatiaia tem avançado na melhoria de infraestrutura e na conservação ambiental. A gestão em parceria com a Parquetur viabilizou ações como a manutenção da BR-485 (acesso à parte alta), sinalização e manejo de trilhas (Couto, Poranga, Colonos, Escorrega, Macacos), instalação de placas de madeira com identificação dos atrativos e requalificação da praça da Cachoeira do Escorrega.
Outras melhorias incluem: estruturação da área da Cachoeira Santa Clara, com mesas e bancos (previsão para agosto de 2025), instalação de lanchonetes no Centro de Visitantes e no Lago Azul, e conclusão de dois campings- um na parte baixa e outro na parte alta- com previsão de entrega no próximo mês.
A acessibilidade também avançou, com destaque para o Caminho Acessível do Voluntariado e a construção da cachoeira acessível do Camapuã, a primeira do estado e segunda do Brasil, inaugurada em março. “Estamos ampliando nossa capacidade de receber visitantes para o camping, além de avançar na acessibilidade nas partes alta e baixa e abrir novas trilhas sustentáveis”, explicou Mendonça.

Segundo Felipe, o Parque tem 130 km de trilhas com manutenção para evitar erosão e garantir segurança ao visitante – Cyntia Freitas
Visitação e conservação
Com o crescimento do turismo de natureza e do montanhismo, o parque trabalha para conciliar o aumento de visitantes com a preservação da biodiversidade. “Temos cerca de 130 km de trilhas manejadas, ou seja, trilhas que recebem constante manutenção para evitar erosão e garantir a segurança dos visitantes, sempre com o mínimo impacto ao meio ambiente”, destacou Mendonça.
Entre as ações estão o programa Parque Limpo, voltado à educação e boas práticas de visitação, e atividades de educação ambiental junto a visitantes e comunidades do entorno. “Dar visibilidade aos parques é política do ICMBio. A visibilidade gera valorização, e isso gera renda para as comunidades locais, sem perder o foco na conservação da biodiversidade, que é nossa missão principal”, completou o gestor.
Sobre o parque
Criado em 14 de junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende (RJ), Bocaina de Minas e Itamonte (MG). Seu relevo montanhoso vai de 600 a 2.791 metros de altitude, com destaque para o Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do parque.
A parte alta é composta por campos de altitude e nascentes de 12 bacias hidrográficas, enquanto a parte baixa abriga rica vegetação da Mata Atlântica, que atrai milhares de turistas o ano todo.



