RESENDE
Nos próximos meses os moradores do Parque Minas Gerais vão receber uma nova unidade de saúde. A Prefeitura iniciou recentemente, as obras de construção do posto de saúde que funcionará inicialmente de maneira provisória em um contêiner, que já está com bases, colunas e piso instalados. Segundo a secretaria de Saúde do município, a estrutura temporária entrará em operação em aproximadamente 90 dias e irá atender cerca de 600 famílias localizadas nos condomínios Gardênia e Tulipa.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz destaca que a instalação de um novo local se tornou necessária devido a grande demanda que existe na região. Ele explica que, atualmente os moradores são consultados em uma sala, ou seja, ao instalar a nova estrutura, a Prefeitura consegue ampliar os dias de atendimento e as especialidades clínicas, já que o contêiner contará com diversas salas, além de banheiros, copa, recepção e farmácia. “A estrutura é uma solução provisória que encontramos para suprir as necessidades da população que reside na região dos condomínios Gardênia e Tulipa. Já encaminhamos um projeto ao Governo para a construção de uma unidade permanente, que ficará ao lado de onde está fixado o contêiner. Enquanto isso não acontece, os moradores não ficarão sem atendimento. Nosso objetivo é evitar deslocamentos e oferecer serviços de qualidade à população”, disse o prefeito.
MODELO
A secretaria de Saúde informa ainda que o novo PSF seguirá o mesmo modelo estrutural da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Grande Alegria, o que significa base, teto, colunas e paredes de metal, onde os setores são divididos através de material compensado. Quando o projeto da secretaria for aprovado pelo Ministério da Saúde, um local fixo será construído com estrutura completa de alvenaria. Ambos os locais serão contemplados por sala de imunização, consultórios médicos, sala de fisioterapia, arquivo, recepção, sala para triagem dos pacientes, farmácia e área externa ampla, com varanda e rampas de acesso, além de copa, sala para reuniões e banheiros.