Parque Estadual da Pedra Selada recebe primeiro ‘Vem Passarinhar RJ’ do ano neste fim de semana

0

Resende

Com o objetivo de inspirar e unir pessoas interessadas em proteger e desfrutar da observação de aves nas unidades de conservação estaduais, o Parque Estadual da Pedra Selada, localizado na Serra da Mantiqueira, promove neste fim de semana o Programa Vem Passarinhar RJ.

A iniciativa é Idealizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os interessados em participar devem efetuar a inscrição pelo e-mail: [email protected].

No sábado, a atividade será realizada na aprazível vila de Visconde de Mauá e, à noite, os participantes percorrerão a região da Maromba, onde haverá a observação de aves noturnas e também de anfíbios. Tanto para a observação diurna e quanto para a noturna, o ponto de encontro será na Estrada Mauá, Rio Preto, KM 5, S/Nº, Resende, às 6 e às 18 horas.

No domingo, os observadores percorrerão a região onde está localizada a Cachoeira Três Bacias, em Penedo. O ponto de encontro será na Rua FF, 55, Penedo, Itatiaia, o encontro acontece às 6 horas.

Com 8.036 hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abrange partes dos municípios de Resende e de Itatiaia. Foi criado com o objetivo de preservar parte de uma das maiores cadeias de montanhas do sudeste brasileiro, a Serra da Mantiqueira, além de formar um expressivo corredor ecológico com o Parque Nacional de Itatiaia.

O Programa Vem Passarinhar-RJ estimula a observação de aves nas unidades de conservação, atividade acompanhada de caminhadas, contemplação da natureza e a possibilidade de belos registros fotográficos. O programa tem como objetivo contribuir para a gestão destas áreas protegidas por meio da sensibilização ambiental que proporciona a seus participantes.

Desde sua criação, em 2015, já foram avistadas 498 espécies de aves das 611 espécies da avifauna registradas no Estado do Rio de Janeiro. Das espécies registradas, 60 estão em alguma categoria ou status de ameaça.

 

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !