Parlamento Juvenil fará capacitação de eleitos em Volta Redonda e Vassouras

0

SUL FLUMINENSE

Já foram eleitos os integrantes do Parlamento Juvenil deste ano. A 12ª edição do projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entra agora em sua fase de confecção dos projetos que serão defendidos e votados na semana de 24 a 30 de novembro. Para isso, estão acontecendo capacitações regionais com os eleitos. Nesta terça-feira, 8, acontece a capacitação da região Médio Paraíba, em Volta Redonda. Na quarta, 9, em Vassouras, pela região Centro-Sul.

A região Centro-Sul tem nove representantes. Eles são de Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Valença e Vassouras. O Médio Paraíba tem 12 representantes. Eles são de Angra dos Reis, Barra Mansa, Itatiaia, Mangaratiba, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda.

A novidade deste ano é a criação de um projeto coletivo regional. Cada região terá um projeto voltado para sua área, além de um individual por participante. O deputado Renan Ferreirinha (PSB), coordenador do Parlamento Juvenil, festeja um marco desta edição, pela primeira vez representantes de todos os municípios do Rio se inscreveram. “É sinal de que mais pessoas estão se interessando pela política. E queremos aproximar, cada vez mais, as pessoas do Legislativo. A participação popular é importante e faz diferença”, disse Ferreirinha.

Nessa capacitação estará presente o coordenador do projeto Wanderson Nogueira, ex-deputado. Ele tirará dúvidas dos estudantes e fará um debate sobre a importância da política, da democracia, do Legislativo e da participação popular. Nesse encontro, os futuros deputados juvenis começaram a elaborar seus projetos de lei, por meio de uma dinâmica onde a troca de ideias faz com que cada um possa auxiliar o outro. As propostas, no entanto, só deverão ser enviadas 15 dias após as aulas, por meio de uma plataforma on-line.

Já aconteceram etapas da capacitação em Nova Friburgo (Região Serrana II), em Iguaba Grande (Baixada Litorânea) e em Petrópolis (Região Serrana I).

Deixe um Comentário