Parlamentar de Itatiaia representará profissionais de saúde no ato em prol da classe em Brasília

0

ITATIAIA/BRASÍLIA

Na próxima quinta-feira, dia 5, será comemorado o Dia Nacional da Saúde. E nesta data ocorrerá um ato em defesa da classe, em Brasília.  O objetivo da mobilização é chamar a atenção dos parlamentares, e da população em geral, para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da Enfermagem, vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais. A ação, chamada de ‘Valorizar a Vida é Valorizar o SUS’ é do Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da profissão (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf).

O projeto será tema de audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, às 14h30min, com transmissão ao vivo pelo e-Democracia. A concentração do ato será na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministério, às 13 horas.

O vereador de Itatiaia, Paulo Fichter, também conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem do Rio de Janeiro (Cofen-RJ), participará representando o município, as Agulhas Negras, Médio Paraíba e Centro Sul. A presidente do Coren-RJ, Lilian Behring, juntamente com conselheiros, também estará no ato, além de profissionais da Enfermagem da região sul fluminense que estarão seguindo para Brasília, em uma caravana, custeada pelos próprios conselheiros. As vagas foram sorteadas de forma online e ao vivo, entre os profissionais que fizeram a inscrição prévia.

Neste ato, o vereador Paulo Fichter viu a oportunidade de externar preocupação com os profissionais da saúde de Itatiaia. “Isso reflete diretamente nos serviços de saúde disponibilizados aos munícipes”, disse, acrescentando que quer se entregar e cuidar dos profissionais da cidade e, por isso, estará na linha de frente.

Também participarão do ato a presidente do Cofen, Betânia Santos, acompanhada do conselheiro federal Daniel Souza, representante do Cofen no Fórum, e do vice-presidente Antônio Marcos Gomes. Estão confirmadas também as presenças do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, da presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Silva, e dirigentes das entidades integrantes do Fórum.

 

error: Conteúdo protegido !