VOLTA REDONDA
Aprovado por unanimidade em primeira votação, na semana passada, o Projeto de Lei de autoria do vereador Paulinho do Raio X, para criação de um Centro de Cirurgia Ortopédica Corretiva Infantil, no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no bairro Retiro. Em breve, o PL deverá voltar ao plenário para nova votação e assim seguir para aprovação do Executivo.
O vereador autor do PL informou que, a implantação da lei vai ajudar reduzir o tempo de espera por uma cirurgia que atualmente pode chegar a cinco anos. Contou ainda que, caso o PL se transforme em lei, Volta Redonda será pioneira nessa questão. Explicou que isso vai beneficiar muitas crianças e reduzir uma espera que pode durar até cinco anos. Essa espera, de acordo com o parlamentar, pode levar muitos pacientes a usarem próteses no futuro. “Se for feita uma cirurgia corretiva ainda na infância ou logo que nasce isso pode ser evitado”, declarou.
Segundo o parlamentar, nenhuma cidade da região possui projeto semelhante. Se passar, o PL vai beneficiar todas as crianças que necessitarem de cirurgias de pé torto, joelhos, reconstrução de quadril, entre outras. Essas cirurgias, de acordo com o vereador, não produziriam gasto para o município, já que não necessitam de compra de próteses. Disse também que, além disso não haveria necessidade de encaminhar os pacientes para hospitais como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro e o Hospital Especializado HTO, em Paraíba do Sul, cuja demanda é gigantesca.