Parceria entre forças de segurança reduz criminalidade em Volta Redonda, afirma prefeitura

Por Mônica Vieira
whatsapp image 2025 07 04 at 13.02.31

 VOLTA REDONDA

O trabalho conjunto entre a prefeitura e as forças de segurança tem apresentado resultados concretos na redução da criminalidade no município. A afirmação foi feita nesta sexta-feira, dia 4, pela administração municipal, que explicou que com apoio da tecnologia, principalmente por meio de um sistema de monitoramento com quase duas mil câmeras espalhadas pela cidade, as ações de repressão e prevenção têm se tornado cada vez mais eficazes.

O uso estratégico das câmeras tem sido essencial para identificar foragidos, veículos roubados e até flagrar crimes em tempo real, permitindo uma resposta rápida das autoridades. Prova disso ocorreu na última quarta-feira, 2, quando um homem foi preso em flagrante por receptação e adulteração de veículo na Avenida Sávio Gama, no bairro Retiro. A prisão foi realizada por agentes da 93ª Delegacia de Polícia (DP) com apoio direto do sistema de monitoramento da prefeitura, que emitiu alerta ao identificar o carro clonado, um Jeep Renegade.

Além das câmeras, a integração entre a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Polícia Civil e Polícia Militar tem sido fundamental para os bons resultados. O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância da união entre as instituições e dos investimentos em segurança e tecnologia. “Segurança se faz com ação, inteligência e união”, declarou, reforçando ainda o papel da população nas denúncias anônimas.

O delegado da 93ª DP, Vinicius de Mello Coutinho, afirmou que as imagens em tempo real são ferramentas valiosas tanto na prevenção quanto na elucidação de crimes. Segundo ele, a atuação conjunta das polícias e o uso inteligente da tecnologia têm resultado nas menores taxas de criminalidade violenta já registradas em Volta Redonda.

Para o coronel Henrique, secretário de Ordem Pública, o sucesso dessa política de segurança é resultado de diversos fatores: monitoramento por câmeras, integração no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), patrulhas especializadas, Operação Segurança Presente e, principalmente, da colaboração da população. “Não podemos estar em todos os lugares o tempo todo, mas com a ajuda do cidadão por meio das denúncias, conseguimos agir com rapidez e eficiência”, afirmou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos