ANGRA DOS REIS
A secretária de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, Marlene Ponciano, participou de uma reunião com o ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), realizada na última semana. O encontro teve como foco principal o fortalecimento da parceria entre o município e o governo federal no desenvolvimento das políticas culturais.
Acompanhada pelo secretário de Comunicação, William Gama, Marlene destacou o empenho da gestão municipal em assegurar que os recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) cheguem efetivamente à cidade. Também estiveram presentes na reunião o assessor especial da Secretaria Executiva do Ministério da Cultura (MinC), Fabrício Antenor; o reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada; e a coordenadora do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) na Região Sudeste, Fernanda Camargo.
Desde que assumiu o comando da Secretaria de Cultura, em 10 de junho, Marlene Ponciano tem atuado para reestruturar a pasta e retomar o diálogo institucional com o governo federal. A participação na FLIP reforça esse compromisso, alinhado à orientação do prefeito Cláudio Ferreti de ampliar a presença de Angra nas políticas públicas nacionais de cultura. “A presença do Ministério da Cultura na FLIP e essa abertura para o diálogo direto foram fundamentais para mostrarmos que Angra quer estar conectada ao Sistema Nacional de Cultura. Estamos mobilizando todas as esferas possíveis para garantir os investimentos culturais que nossa população merece”, afirmou a secretária.
Durante o encontro, o ministro em exercício Márcio Tavares destacou que o momento é de reconstrução de pontes e reafirmou que o foco do MinC é ampliar e fortalecer a atuação das políticas culturais em todo o país.