Parceria entre a Prefeitura e Inea otimiza sistema de monitoramento meteorológico e hidrológico em Resende

Por Cyntia Freitas

RESENDE

Uma parceria entre a prefeitura, por meio da Defesa Civil do Município e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) proporcionou a instalação de dois pluviômetros manuais no município. Os equipamentos visam otimizar o monitoramento meteorológico e hidrológico. Esta semana, foi instalado o segundo pluviômetro manual de quatro previstos deste ciclo da atual gestão, no estacionamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Vicentina II. Em janeiro, foi colocado o primeiro pluviômetro manual na sede da Administração Regional do distrito de Engenheiro Passos.

Os recursos foram doados pelo Inea, que firmou o convênio com o município no ano passado. Após solicitação feita pela Defesa Civil, em reunião na capital fluminense em 2020, a equipe técnica do Inea visitou os locais previamente escolhidos para a futura instalação dos equipamentos. Os outros dois pluviômetros manuais a serem doados deverão ser instalados na Vargem Grande e na Vila da Fumaça.

O diretor-geral da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva, frisou que a aquisição dos pluviômetros manuais ocorreu a partir do estudo de viabilidade, que também pleiteia o fornecimento de três sensores de nível pelo Inea. “O governo municipal está empenhado pela busca constante da modernização de todo o sistema de monitoramento de rios da cidade, além de ações que visam melhorias em tecnologias de acompanhamento meteorológico. Para a ampliação e novos avanços do sistema de monitoramento do Rio Paraíba e seus afluentes, o estudo de viabilidade foca no fornecimento de três sensores de nível e quatro pluviômetros manuais. Pioneiramente, os sensores de nível para acompanhamento dos rios deverão ser implantados em três locais: no Rio Paraíba do Sul, em frente à sede da Administração Municipal; no Rio Alambari, altura do bairro Jardim Tropical; e no Córrego Água Branca, altura da sede da Administração Regional de Engenheiro Passos”, disse o diretor, destacando que atualmente, o município conta com três pluviômetros automáticos, que monitoram a quantidade de chuva acumulada por tempo avaliada nas estações de Alphaville, Cidade Alegria e Visconde de Mauá, instaladas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). “Hoje, este monitoramento foca os níveis dos rios do município e seus afluentes – Sesmaria, Rio Paraíba do Sul e Rio Preto. A Estação Hidrológica do Rio Sesmaria, que capta dados via radar para o satélite, funciona na ponte do Alphaville, e mede o nível do afluente. Em 2020, esta estação automática passou pela sua primeira manutenção desde a sua instalação. O trabalho foi realizado por técnicos do Cemaden/RJ”, explicou.

Em relação aos quatro pluviômetros, a Defesa Civil de Resende ajudará na sua manutenção, que deverá ocorrer uma vez por mês, em auxílio ao Inea, que já possui uma equipe especializada contratada para o serviço. As intervenções nos pluviômetros servem para garantir o bom desempenho da leitura das informações técnicas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos