Paraty sedia 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco

0

PARATY

O 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco será sediado em Paraty de 1º a 5 de agosto. No Brasil são 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial. Todos esses representantes estarão em Paraty no evento que representa um marco no calendário cultural brasileiro.

O encontro é realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). Terá em sua programação uma intensa mesa de debates, de 8 às 19 horas em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural. O tema dessa 10ª edição é “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio”. A particularidade de Paraty ser o primeiro Sítio Misto, (natural e cultural) do Brasil – e os desafios específicos que a sua gestão coloca – proporciona a esta edição do encontro um diferencial.

Foto: Divulgação

Para o prefeito Luciano Vidal, esse diferencial vai no sentido de aprofundar a percepção da necessidade cada vez maior de uma abordagem integrada de todos os aspectos que constituem os sítios. “Não só o histórico e cultural ou natural, mas também como interagem com o social e econômico, essenciais para a sua sustentabilidade”, disse.

Um dos enfoques do encontro será às possibilidades de financiamento e captação de recursos para as cidades históricas turísticas e patrimônio natural e cultural, com informações sobre a elaboração de projetos para atração de investimentos e parcerias público-privadas.  A realização dos encontros das cidades Patrimônio Mundial significa a oportunidade de reunir em um só local especialistas em patrimônio, cultura, biodiversidade, turismo, políticas públicas e governança, criando um espaço para diálogos vitais em torno da construção de modalidades e instrumentos de gestão para a preservação e desenvolvimento sustentável dos sítios Patrimônio Mundial.

AGENDA DE PROPOSTAS

Um dos resultados desejados dos encontros é a formulação de uma agenda de propostas adequadas para as diferentes cidades, para informar e auxiliar a gestão municipal no desenvolvimento de suas políticas públicas, bem como oferecer uma cooperação efetiva para a elaboração de políticas regionais e nacionais no âmbito do patrimônio a eles relacionado.

O 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO tem o apoio da Prefeitura de Paraty, Iphan, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Rio de Janeiro, Embratur, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e governo federal.

O evento é aberto ao público. As informações sobre a programação completa (presencial, com transmissão online) e as inscrições são através do link: www.cidadeshistoricas.org.br.

Deixe um Comentário