Paraty incentiva formalização de prestadores de serviços visando manutenção no Mapa do Turismo

1

PARATY

O Ministério do Turismo destacou esta semana o empenho de municípios no cadastro de prestadores de serviços ampliando a formalização do setor turístico. Na região, a cidade em destaque nesta atividade visando sua manutenção no Mapa do Turismo é Paraty, na Costa Verde. Segundo o governo federal, destinos de todas as regiões brasileiras estão mobilizados para apoiar o movimento nacional de incentivo à formalização do setor turístico no país, liderado pelo Ministério do Turismo por meio de ações de fiscalização e sensibilização dos prestadores de serviços da indústria nacional de Viagens.

O registro regular de empresas no Cadastur, cadastro oficial das empresas do setor, é uma das exigências para a inclusão ou permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. Através dele o governo define a área que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério, sendo atualizado bienalmente. A sua última versão é de 2017 e conta com 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

Na busca por cumprir o pré-requisito e manter seus destinos no Mapa Paraty promoveu a regularização de 312 prestadores de serviços do município cadastrados no MTur. Desse total, 133 são meios de hospedagem. É a partir desses números no Cadastur que o governo federal pode mensurar o potencial turístico. Quanto mais estabelecimentos cadastrados, mais a cidade envolvida estará representada no Cadastur e poderá se destacar no Mapa do Turismo brasileiro.

O cadastro oficial do Ministério é obrigatório para sete categorias, conforme a Lei Geral do Turismo: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Caso não regularize sua situação, o empreendimento ou profissional pode ser penalizados com uma multa de até R$ 854 mil.

Paraty conta com 300 praias, 65 ilhas, cinco unidades de conservação de Mata Atlântica, centenas de cachoeiras. As agências locais oferecem diversas opções de ecoturismo e aventura, como passeios de barco, mergulho, rafting, trekking, passeios off-road e arvorismo. Alem disso, com seu centro histórico é referencia para o turismo cultural. Neste fim de semana prolongado a rede hoteleira local registra praticamente 100% de lotação, semelhante com a vizinha Angra dos Reis.

Deixe um Comentário