>
728x90 vacina (1)

Paraty e Angra dos Reis são candidatas à  Patrimônio Mundial

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

COSTA VERDE

Duas importantes reuniões aconteceram nesta semana em Angra dos Reis, durante os eventos, foram apresentadas as propostas de candidatura a Patrimônio Mundial do primeiro sítio misto brasileiro na categoria ambiental e cultural – Paraty e Angra dos Reis: cultura e biodiversidade, título conferido pela Unesco. A expectativa é que este sítio formado por Angra e Paraty receba o título na próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que vai ocorrer de 30 de junho a 10 de julho de 2019, em Baku, no Azerbaijão.

O processo de construção de candidatura começou com a preparação técnica do dossiê, entregue à Unesco em janeiro de 2018. Após a avaliação de especialistas do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (Icomos) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), esses organismos, por meio de seus especialistas, elaboraram um relatório que vai subsidiar a análise do Comitê do Patrimônio Mundial.

A arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Candice Ballester, explicou que o reconhecimento como patrimônio mundial é um compromisso, pois implica na valorização, promoção e gestão compartilhada do bem. “O Brasil possui, atualmente, 27 bens, 14 sítios do Patrimônio Cultural e 13 do Patrimônio Natural. Para nós, é um desafio trabalhar neste projeto, que é uma candidatura inédita de um sítio misto na categoria ambiental e cultural – Paraty e Angra dos Reis”, destaca.

Secretaria Especial da Ilha Grande


A primeira reunião aconteceu na segunda-feira, na parte da manhã, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, e a segunda, no final da tarde, no auditório do Inea, na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Participaram dos encontros representantes das Prefeituras de Angra e Paraty, Iphan, Ministério da Cultura,  Ministério do Meio Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além de comerciantes e moradores locais.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, os moradores compreenderam e aceitaram a proposta de candidatura da Ilha Grande ao lado de Paraty como patrimônio cultural e natural da humanidade. “Eles entenderam que isso vai beneficiar a ilha, porque será necessário, após o reconhecimento, um plano de gestão em que estarão envolvidos os Governos Federal e Estadual e a prefeitura. Os moradores viram isso como um aceno para a solução de problemas históricos da Ilha Grande”, citou.

Rabello destaca que para organizar e participar desse plano de gestão, a Prefeitura decidiu criar a Secretaria Especial da Ilha Grande. “Ao longo das próximas semanas, vamos ouvir os moradores de todas as localidades da Ilha Grande para determinar prioridades e um plano de médio e longo prazo para desenvolvimento econômico e sustentável da Ilha Grande, baseado no turismo, na pesca e na maricultura”, destacou Rabello.

No encontro, os moradores da Ilha Grande apresentaram propostas que foram registradas e serão incluídas no escopo do projeto de criação da Secretaria Especial da Ilha Grande, que está sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos