Paraíba do Sul realizará 1ª Feira Literária do município

0

PARAÍBA DO SUL

Começa na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto, a FLIPS – 1ª Feira Literária de Paraíba do Sul – que acontecerá de forma gratuita e via online, através do canal da Secretaria Municipal de Educação no Youtube, com programação de atividades até o dia 30 de setembro.

A FLIPS é uma iniciativa da Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação, e busca fomentar a leitura para estudantes, educadores, comunidade escolar e toda a população sul-paraibana, dando ao livro e a literatura o protagonismo necessário para que possa transformar olhares a respeito da leitura literária e das demais manifestações artísticas.

O autor homenageado da FLIPS será um dos mais prolíficos escritores da literatura infantil e juvenil contemporânea: o multipremiado, Júlio Emílio Braz. O autor conta com mais de cem livros infanto-juvenis publicados, e a grande maioria deles trata de problemas sociais, sobretudo aqueles relacionados às crianças e adolescentes.

A programação da 1ª FLIPS oferecerá palestras, bate papo com o escritor homenageado, lançamento de livros, contação de histórias, sarau poético, teatro, música, entre outras atrações.

Após a primeira semana, os trabalhos na FLIPS seguem durante todo o mês de agosto e setembro, com apresentações de trabalhos dos estudantes das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, que realizarão atividades relacionadas às obras de Júlio Emílio Braz.

Para o secretário de educação de Paraíba do Sul, Elder dos Santos Azevedo, a 1ª FLIPS é uma grande conquista para o município e amplia o acesso dos sul-paraibanos à literatura. “A FLIPS é mais uma ação da Secretaria de Educação em prol da construção de uma educação pública popular, na qual toda comunidade escolar e população sul-paraibana deve ter acesso à literatura. A Feira, idealizada pela subsecretária de educação, Djenaine Sibyl Tomaz, inaugura em nossa cidade o movimento de pensar a literatura como algo essencial à vida e, portanto, direito de todos.Sem dúvida este será um importante legado para Paraíba do Sul.

Confira a programação completa da 1ª FLIPS:

DIA 02 DE AGOSTO

9h – Abertura com o secretário municipal de educação – Profº Dr. Elder dos Santos Azevedo.

9h15 – Contação de história com Flávia Nascimento – Pedagoga, especialista em História da África pela UFJF, professora na rede municipal de Juiz de Fora há 16 anos; contadora de histórias formada pela FUNALFA; integrante do grupo “Nzinga contos africanos”, grupo formado por 10 mulheres negras contadoras de histórias.

10h – Palestra sobre a “Importância da Leitura Literária” com Ana Claudia Ramos – Escritora, professora de Oficinas Literárias, graduada em Letras, pela PUC-Rio, e mestre em Ciência da Literatura, pela UFRJ.

13h – Leitura deleite – “Professoras contam histórias” – Andrea Souza conta um conto.

13h15 – Conversa com o escritor convidado, Júlio Emílio Braz. Bate papo com as professoras Ingrid e Nair.

15h30 – Palestra “Professor-agente: pedagogia da literatura em ação” com o professor e escritor Fabrício Pacheco – graduado em Letras e Literatura, pós-graduado em Literatura Contemporânea e também em     Literatura e Cultura. Atua há 11 anos em escolas particulares e na rede estadual. Como escritor já publicou contos em três antologias e poesias (em guardanapo e fanzine).  Acaba de assinar contrato para a publicação do primeiro romance.

17h – Lançamento de livros: Escritor de crônicas – Luiz Fernando Mendonça. Obra “Pedaços exilados de mim e dos outros”.

18h – Momento “Música, Arte e Poesia” com o professor Alex da Silva Cadilho Junior.

 

04 DE AGOSTO

9h15 – Contação de história infantil e oficina de origami.

10h30 – Momento musical.

17h – Lançamento de livros – Escritora de poesia: Cristina Bispo, “Abandono”.

06 DE AGOSTO

15h – Teatro de fantoche com a professora Nair Fernandes Claudio.

15h20 – Bate papo sobre leitura literária infantil com estudantes da rede municipal.

A programação da FLIP permanecerá no canal da Secretaria de Educação no Youtube para acesso livre.

error: Conteúdo protegido !