Palestra e Sarau marcam homenagem ao poeta Raimundo Correia na Biblioteca de Resende

0

RESENDE

Os 160 anos de nascimento do poeta Raimundo Correia serão comemorados com palestra e Sarau durante o encontro “Flauta de Outono” que acontece nesta sexta-feira, dia 24. O encontro é promovido pela prefeitura por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e acontece às 15 horas, na Biblioteca Pública Jandyr Cesar Sampaio, localizada na Praça do Centenário, no Centro Histórico da cidade. A entrada é gratuita e para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone (24) 3354-5031.

Na abertura do “Flauta de Outono”, uma palestra ministrada pelo professor e Mestre em Literatura Brasileira, Rosel Ulisses de Vasconcelos vai contar um pouco da vida e obra do poeta Raimundo Correia. Entre outros pontos, o palestrante apresentará informações sobre a relação de Raimundo Correia com a história de Resende.

Ao final da palestra, o público será brindado com um sarau poético com alguns dos mais belos e importantes trabalhos do poeta, como elementos dos seus livros “Primeiros Sonhos (1879)”, “Sinfonias (1883)” e um dos mais conhecidos sonetos da língua portuguesa, “As pombas”. Esses e muitos outros trabalhos fizeram com que Raimundo Correia ocupasse um lugar de destaque na poesia brasileira.

Raimundo possui fortes vínculos com o município de Resende, tendo sido amigo de Narcisa Amália, o maior nome da literatura resendense, e casado com a resendense Mariana Sodré, no antigo distrito de “São Vicente Ferrer”, hoje o distrito de Fumaça.  “É muito importante que a população venha prestigiar a homenagem, inclusive quem ainda não conhece a importância de Raimundo Correa para nossa literatura. É uma parte de nossa história que não costuma ser muito explorada e é fundamental manter a memória viva”, conta o agente cultural da Biblioteca Municipal, Renato Martini.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !