Palestra de conscientização sobre câncer de mama mobiliza servidores da Seinfra

0

RIO DE JANEIRO

Informação e autocuidado: estas foram às palavras-chave na palestra de conscientização “Um olhar para você”, ministrada pela médica ginecologista Dr.ª Fátima Sanches a servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) nesta quarta-feira, dia 20. O evento, promovido pelo órgão através da Subsecretaria Executiva, foi mais uma ação da campanha Outubro Rosa e contou com a participação de cerca de 50 funcionários.

Após serem recebidos com uma mesa de café da manhã, os espectadores da palestra puderam tirar dúvidas sobre saúde, alimentação e a importância do autoexame de mama. “Embora atinja também os homens, este é o câncer que mais mata mulheres no país. Mas com um diagnóstico precoce, as chances de cura são grandes. Por isso, falar sobre o assunto é cada vez mais necessário na luta pela vida”, afirmou a médica convidada.

De acordo com o secretário Max Lemos, sempre que possível, novas ações de prevenção e conscientização terão espaço na Seinfra. “Aqui somos responsáveis por executar obras que mudam a vida de pessoas e, essas obras só podem ser feitas pelas mãos de funcionários saudáveis física e emocionalmente. Por isso, este espaço sempre estará aberto a temas relevantes ao bem-estar dos nossos colaboradores”, declarou o gestor.

Conhecimento a favor da vida

Uma das participantes da palestra foi Cristina Lestro, de 51 anos. Funcionária do setor de patrimônio, ela conta que conhece bem os riscos do câncer de mama. “Desde os 40 anos passei a acompanhar dois nódulos no seio por suspeita da doença. Felizmente, o diagnóstico não se confirmou, mas faço meus exames de seis em seis meses para estar sempre a par da situação. Tenho amigas que vão deixando a saúde pra lá, não se cuidam e depois, é tarde. Achei ótima a iniciativa de abordar o assunto no ambiente de trabalho, pois muitas não encontram tempo pra isso no dia a dia”, comentou a servidora.

O tema é tão necessário que atraiu até quem não fazia parte do público-alvo esperado pela organização da palestra. A fotojornalista da agência TheNews2, Érica Martin, de 46 anos, fez questão de cobrir o evento por se identificar diretamente com a questão. “Minha família teve dois casos que só não terminaram em morte por conta do diagnóstico precoce. Minha mãe e a prima dela descobriram a tempo de tratar o câncer corretamente e ficarem livres desse mal. Quando soube do evento, tive que vir registrar”, contou a profissional.

O cronograma de iniciativas de prevenção e combate ao câncer de mama seguirá acontecendo na Seinfra durante todo o mês de outubro e prevê a realização de mais ações educativas, consultas médicas, realização de exames como mamografia, entre outras.

Deixe um Comentário