Palavras da Verdade

0

Tudo é guerra

 Guerra é competição, é contenda; é um querendo usurpar e lutar para dominar o outro. É pelejar para conquistar território e triunfar, se engrandecer com a derrota do outro.

As guerras acontecem por causa da avareza por causa do orgulho e das possibilidades de conquistas; seja justa ou injusta, legal ou ilegal, ou por meio do engano, violência, política ou transgressão. São Tiago descreve os motivos das guerras que há entre nós quando disse: Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4.1-3)

Na verdade o que podemos entender e saber através das Escrituras é que, a guerra começou na eternidade onde o tempo e a eternidade não se contam.

Lúcifer, o anjo querubim, intentou no seu coração através da inveja, usurpar o trono, a glória e a majestade de Deus, pensando em colocar o seu trono acima do trono de Deus (Prof. Isaias 14.28) E aí surgiu o princípio de todas as guerras. Pois ele foi precipitado do céu à terra; e a terra se tornou sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo. (Gênesis 1.2)

Por isso, ainda hoje há guerras e estamos envolvidos em todo o tipo de pelejas, e para sobrevivermos, temos que guerrear porque os efeitos da guerra só se neutralizam com a própria guerra, senão, de outro modo, seremos derrotados.

Dentro de nós, do nosso ser físico e emocional, estamos em constante guerra. Você não imagina a luta que está sendo travada dentro de você enquanto ler esta coluna; as bactérias, os vírus que entraram no teu corpo, pelo ar ou pela água ou comida, tem efeito destrutivo, e as forças naturais do teu corpo combate com elas. Às vezes você sente tonteiras, dores de cabeça, febre, dores pelo corpo, aceleração do coração são os efeitos dessa guerra. Ai você procuras as armas para te defender, procura a ajuda de um medico, toma remédios, fica vigiando se seu corpo venceu. Mas quando essa bactéria ou vírus são mais fortes e conseguem penetrar num dos teus órgãos, ai, a guerra é mais intensa, porque tem que se submeter a uma cirurgia, antibióticos fortes e tratamento intensivo.

Existem ainda, dentro de nós as guerras psicológicas ou emocionais. Você se sente acuado, sem saber que atitude deve tomar, mas tem que tomar uma posição, como por exemplo: Se casa com Ana ou Carolina, se faz faculdade de Engenharia ou Administração. Se despede o seu empregado ou não, se muda de emprego ou de cidade, se vinga o que te fez mal ou o perdoa, se vota por interesse pessoal ou para o bem do Brasil.

Existem guerras armadas de Nação contra Nação, ou entre os compatriotas. Guerras Políticas; sempre tem aqueles que se opõem e você tem que guerrear para defender o seu interesse ou da Nação. ‘Guerra fria’

Existem guerras nas escolas, nas gangues, nos tráficos. Existem lutas entre os animais ferozes nas savanas da África pela sobrevivência ou domínio de territórios.

Existe a eterna luta do bem contra o mal, a luz contra as trevas e esta luta tanto está na eternidade como também dentro de nós, o mais forte domina os mais fracos. Outra vez, São Paulo revela que existem duas naturezas dentro de nós. Uma quer se esbanjar no pecado, na imoralidade, no mundanismo, na mentira, na falsidade, nos prazeres de todos os tipos que as paixões carnais exigem. Não importa se amanhã sofrerão as conseqüências. Querem a satisfação, seja prejudicial ou não, mesmo se no final a recompensa será o inferno. Que inferno? Prefiro não acreditar nele dia a natureza pecaminosa.

Já a outra natureza se esforça em lutar pelo bem, pela saúde, pela paz e segurança no tempo e na eternidade. E para isso, enquanto o primeiro tem como seu aliado o maligno, o último, tem como seu aliado o Senhor Jesus que veio do céu a terra para pôr em nós o Seu Espírito, perdoando os nossos pecados. E Ele é quem entra conosco nessa guerra pois o grande Capitão nunca perde uma batalha e está sempre pronto a nos ajudar e a nos socorrer porque não sabemos lutar como convém, mas Ele nos dá as armas, o modo e contra quem devemos lutar. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo (Efésios 6.12,13)

 

 

Pr José Edson

Av. Pres. Kennedy 1502 Ano Bom

Assembleia de Deus

Deixe um Comentário