>
a voz da cidade presencial 2025

Pais de alunos entregam documento ao MP contestando termos do protocolo de volta às aulas em Barra Mansa

Por Carol Macedo
728x90 seguranca

BARRA MANSA

Os pais de alunos que estudam em escolas municipais e cursam o 5º ano, estão contestando um dos termos do protocolo de volta às aulas, elaborado pelo Comitê Municipal. De acordo com eles, foi realizada uma reunião na última semana, com a diretora de um colégio, que informou que os alunos teriam que cursar o quinto e o sexto ano ao mesmo tempo para completar as 800 horas exigidas para finalizar o ano letivo. Os responsáveis pelos estudantes entregaram ontem, dia 16, um documentou ao Ministério Público contestando a decisão e alegando que o ano letivo de 2020 seja concluído até janeiro de 2021. Além disso, foi solicitada uma verificação na renda destinada a merenda escolar.

Segundo uma das responsáveis pela iniciativa, Suzanir Aparecida, de 38 anos, os pais também foram informados, que não poderiam matricular os seus filhos em outra escola pelo déficit de carga horária. “A Prefeitura de Barra Mansa determinou um sistema de ciclo, no qual os alunos iriam cursar os dois anos ao mesmo tempo. Alegaram ainda, que não poderíamos tirar nossos filhos da escola, pois nem o colégio do Estado iria aceitá-los por não terem completado as horas. Ou seja, eles teriam que ficar vinculados ao colégio até o final de 2021”, comentou, acrescentando que a escola só começou a disponibilizar apostilas para os alunos em outubro e que apesar disso, não foi possível completar as horas necessárias.

Suzanir contou ainda que os pais chegaram a entrar em contato com a Secretaria de Estado de Educação para saber sobre a informação de que os alunos não poderiam ser matriculados na rede estadual e, de acordo com eles, a informação não se confirma. Ela disse que o Estado estaria tentando um acordo com a prefeitura para que o déficit de hora fosse compensado de alguma forma.


A mãe de uma outra aluna, Daniela Alves, de 42 anos, relatou ao A VOZ DA CIDADE, que foi realizada ontem, dia 15, uma reunião dos pais com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Vinícius Barros, para contestar sobre a finalização do ano letivo. “O secretário alegou que daria a transferência, porém, a responsabilidade de reclassificar o aluno para o próximo ano, seria do colégio em que o mesmo estaria sendo matriculado. Ou seja, o aluno ficaria devendo hora aula então não poderia ser matriculado em nenhuma outra escola, tirando o direito dos pais de mudarem a instituição escolar dos filhos”, disse, acrescentando que ela está mudando de cidade e que não sabe mais como irá fazer com a escolaridade da filha.

O documento entregue pelos pais ao MP de Volta Redonda solicita ainda uma verificação na utilização da renda da merenda escolar. “Solicitamos essa verificação, pois a renda foi destinada à Prefeitura de Barra Mansa e apenas duas cestas básicas e um kit de alimentação foram entregues durante toda a pandemia de Covid-19. Queremos saber onde foi parado o dinheiro da merenda”, afirmou Suzanir.

O A VOZ DA CIDADE, entrou em contato com a prefeitura para saber a posição da mesma em relação aos questionamentos dos pais, porém, até o momento desta publicação não obteve respostas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos