Painel informativo sobre intoxicação por metanol é lançado no Estado

Um caso está em investigação em São Pedro da Aldeia e o de Niterói foi descartado

Por Roze Martins
cis em funcionamento (45)

ESTADO DO RIO

Foi lançado nesta terça-feira, dia 7, pelo Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), um painel público com informações sobre os casos de intoxicação por metanol. Os dados estão disponíveis no site do Monitora RJ (https://monitorar.saude.rj.gov.br/) e o objetivo é garantir a transparência das informações, contribuindo para ações de Saúde e de Segurança Pública no combate às fraudes. O sistema traz o mapeamento das notificações suspeitas, confirmadas e descartadas no estado.

Nesta segunda-feira , dia 6, a SES-RJ recebeu a primeira remessa de etanol farmacêutico, enviada pelo Ministério da Saúde. Em paralelo, a  Secretaria iniciou a compra do antídoto com o objetivo de manter um estoque e acelerar o início do tratamento de pacientes intoxicados.

– As ações mostram que o Governo está tratando esse episódio com prioridade máxima para garantir tranquilidade à população em seu momento de lazer e confraternização. Saúde, Defesa do Consumidor e Polícia Civil estão em alerta e trabalhando em conjunto, dando apoio aos municípios, e também de forma preventiva. Havendo necessidade, temos condições de oferecer tratamento rápido e eficaz – afirma o governador Cláudio Castro.

Uma das primeiras ações da Secretaria de Saúde foi a criação de uma Sala de Situação, na semana passada, para monitorar os casos e determinar as ações a serem tomadas. Dos dois casos suspeitos, um foi descartado e o outro permanece em investigação laboratorial. Trata-se de um homem morador de São Pedro da Aldeia que passa bem.

– A Secretaria seguirá monitorando as possíveis suspeitas em todo o estado e tomando medidas para assegurar o pleno acesso à saúde para cada paciente. Temos orientado os médicos da rede estadual e dos municípios para registrar esses casos em tempo oportuno e administrar o tratamento adequado. É importante tomar cuidado quanto à procedência das bebidas alcoólicas – reforça a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito. O Hospital Estadual Anchieta é referência no estado para receber e tratar desses pacientes.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos