Pagamento da cota única e com desconto pode ser efetuada até o fim do mês

0

QUATIS

Começaram a ser entregues nesta semana os carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram. O prazo para o pagamento do imposto em cota única, com desconto de 12%, termina no dia 30 deste mês. O vencimento da primeira parcela também termina no mesmo dia.

O contribuinte que optar pelo parcelamento poderá efetuá-lo em até seis vezes, dependendo do valor total do imposto. O pagamento pode ser realizado nas agências do Banco do Brasil, Banco Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e bancos postais (Correios).

De acordo com o Departamento de Tributos da Prefeitura, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Finanças, foram confeccionados 5.423 carnês. Somente com o pagamento em cota única, a estimativa do setor é que gere algo em torno de R$ 540 mil aos cofres do município, o que corresponde a 61% da arrecadação total com o pagamento do IPTU, estimado para este ano em pouco mais de R$ 890 mil.

De acordo com o secretário de Finanças do município, Gilson de Assis Alfredo, o contribuinte deve ficar atento. “Caso não receba o carnê em casa até dez dias antes do vencimento da cota única, ele deverá se dirigir até ao Departamento de Tributos aqui no Centro Administrativo da Prefeitura para buscá-lo”, explica o secretário.

De acordo com ele, devido ao período de pandemia do novo coronavírus, o Centro Administrativo da prefeitura está funcionando em horário reduzido, de 10 às 13 horas. O carnê também pode ser impresso pela internet, através do portal da Prefeitura de Quatis, www.quatis.rj.gov.br.

Segundo a Secretaria de Finanças, estão cadastrados atualmente no Departamento de Tributos, 5.509 imóveis. Destes, 4.288 estão edificados e outros 2.237 não edificados.

Dinheiro revertido em obras

O prefeito Bruno de Souza (MDB) destaca que o IPTU é uma das principais fontes de arrecadação da prefeitura, pois permite realizar inúmeras obras e melhorar a prestação de serviços à população. Também enfatiza que, mesmo o município atuando forte no combate ao novo coronavírus, a prefeitura manteve o planejamento de obras a serem realizadas esse ano.

Dentre as obras que estão sendo realizadas com os recursos adquiridos no  pagamento do IPTU no exercício de 2019, o prefeito destaca o serviço de asfaltamento do Bairro São José, reforma e cobertura da quadra do distrito de Falcão, tapa-buracos e recapeamento em vários bairros, pavimentação com piso intertravado em subidas e descidas de estradas rurais e a reforma e revitalização da estação ferroviária, que vai se transformar o imóvel em um centro cultural.  “É importante reforçarmos a importância do pagamento do IPTU. Também fazermos essa prestação de contas dessas obras para que a população tenha ciência de que o imposto que ele paga está sendo revertido para a melhoria da sua cidade”, frisa  Bruno, citando ainda como uma importante obra nesta gestão, a construção do novo reservatório de água no Bairro Bela Vista, que promete acabar de vez com o problema de fornecimento na parte mais alta da cidade.

 

 

error: Conteúdo protegido !