Pacientes recuperados da Covid-19 são acompanhados ambulatórios em Resende

Por Cyntia Freitas

RESENDE

Desde o início da pandemia da Covid-19, a prefeitura está empenhada não só em conter o avanço da doença no município, mas também em cuidar dos pacientes recuperados ou que estão na faze de recuperação. Para que o município ofereça o suporte adequado, o planejamento é feito de forma a cuidar da população desde o primeiro atendimento nas tendas de síndromes gripais até o tratamento de possíveis sequelas.

A gestão municipal destinou, em maio de 2020, um ambulatório próprio para o acompanhamento e tratamento de pacientes que passam pela internação. A chefe e coordenadora Mayana Raposo Ferreira Nolasco é quem acompanha cada um dos casos e encaminha os casos com necessidade de tratamento posterior à internação. Todos os pacientes que passam por esse acompanhamento podem entrar em contato com o serviço do ambulatório através de um número de telefone. “Acompanho os pacientes durante a internação no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori e percebi que muitos pacientes precisavam passar por esse processo porque mesmo após a alta, precisam de anticoagulante, oxigênio e acompanhamento. Após a etapa de recuperação, ainda no hospital, faço a análise da situação e o encaminhamento para fisioterapia respiratória e motora os que ficam com sequelas. Desta forma, evitamos reinternações”, explicou Mayana.

Prefeitura possui ambulatório próprio para pacientes que passaram pela doença-Raimundo Brasil/PMR

Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o planejamento de longo prazo inclui acompanhamento psicológico, fisioterapia, tratamento de possíveis sequelas e outros acompanhamentos para pessoas que se recuperaram da doença. Ele explica que este suporte é fundamental para que a doença não traga outros problemas de saúde, sejam emocionais e psicológicos ou físicos. “Quando falamos que o setor da Saúde tem sido prioridade para a Prefeitura de Resende, principalmente neste período pandêmico, englobamos todo trabalho que vem sendo feito para melhorar ainda mais o atendimento à população, que é o maior patrimônio da cidade. Toda estruturação feita no setor da Saúde, desde 2017, possibilitou que a prefeitura capacitasse profissionais, recuperasse unidades, além da aquisição de equipamentos. Embora o coronavírus tenha devastado muitas famílias, nossa cidade está enfrentando a pandemia com menos danos tendo em vista outros municípios. Tudo isso em função do preparo da rede”, disse o prefeito.

ACOMPANHAMENTO

O acompanhamento fisioterápico, por exemplo, é um grande aliado no tratamento de pacientes que, após a Covid-19, tiveram sequelas respiratórias ou motoras e necessitam de assistência profissional.

Os pacientes que residem em áreas de cobertura das Estratégia Saúde da Família (ESF) são tratados nas unidades por um fisioterapeuta. Já no caso da população de fora desta área de cobertura, o paciente é direcionado ao Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, no bairro Jardim Jalisco, onde um especialista na área dará continuidade ao processo de recuperação.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos