Pacientes em Tratamento Fora do Município voltam a receber ‘Kit Lanche’ em Porto Real

0

PORTO REAL

Os moradores que realizam exames ou tratamentos fora do município vão contar com mais um benefício durante a utilização dos transportes públicos municipais de saúde. O prefeito Alexandre Serfiotis anunciou nesta terça-feira, dia 19, o retorno da entrega do “Kit Lanche” aos pacientes e os acompanhantes, quando o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) acontecer em uma distância superior a 50 quilômetros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ao todo o “Kit Lanche” possui sete itens, entre eles, biscoitos, barra de cereal, bolo, água, suco e achocolatado. A Secretaria ainda explicou que os principais destinos onde os pacientes são encaminhados estão: Rio de Janeiro; Niterói; Nova Iguaçu; Petrópolis; São Paulo; Bauru; Campinas; Piraí; Valença; Barra do Piraí; Vassouras; Itaperuna e Paraíba do Sul.

Secretaria de Saúde prevê distribuição de 500 kits por mês entre pacientes e acompanhantes-Divulgação PMPR

O prefeito Alexandre Serfiotis disse que o objetivo da distribuição do “Kit Lanche” é promover o acolhimento do paciente enquanto estiverem fora do município. “Esse recurso era liberado no governo do meu pai Jorge e estava há oito anos parado. Em determinadas situações, muitos moradores não tem uma condição para se alimentarem enquanto esperam pelo atendimento. Estamos falando de pessoas que saem de manhã e têm que esperar o dia todo. É um gesto simples, mas que é feito de coração para todos os portorrealenses”, destacou o prefeito.

A subsecretária de Saúde, Verônica Machado informou que, em média, o setor de Transporte Fora de Domicílio prevê distribuir cerca de 500 kits por mês. “Geralmente esse tratamento fora do domicílio acontece no tratamento de alta complexidade, ou seja, é voltado aos pacientes cujo tratamento excede as capacidades do município e por isso são encaminhados para unidades de referência”, disse Verônica, explicando que os motoristas também são contemplados com os Kits.