Pacientes do projeto de Equoterapia se apresentam neste final de semana no Parque de Exposições, em Resende

0

RESENDE

O domingo será especial para aproximadamente 60 pacientes do projeto de Equoterapia. Depois de três anos, eles estarão se apresentando em uma prova de obstáculos. A apresentação acontece às 8h30min durante mais uma edição do Domingo Rural, na pista de hipismo do Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, no bairro Morada da Colina. A exibição será uma oportunidade para que os pacientes possam mostrar a evolução de seu quadro clínico, conquistada através do tratamento terapêutico com cavalos, e também resgatar o valor social da prova, que não era realizada há três anos, mas representa um importante instrumento de inclusão social.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a fisioterapeuta Mariane Peres, durante a apresentação, que não tem caráter competitivo, os participantes terão que fazer um percurso com uma série de elementos e obstáculos. O trajeto poderá ser percorrido pelo paciente sozinho ou acompanhado de um profissional, dependendo de sua condição física. No total, três animais serão utilizados durante a prova e todos os participantes, que tem entre três e 21 anos de idade, receberão medalhas ao final da apresentação.

Durante a prova, os participantes poderão demonstrar as habilidades exercitadas nas aulas semanais e a intimidade desenvolvida com os animais. Uma equipe multiprofissional, devidamente habilitada, que utiliza o cavalo com fins terapêuticos para reabilitação e ressocialização de pessoas com deficiências, ficará responsável pelo suporte aos pacientes, que são crianças, adolescentes e adultos com doenças neuromusculares, Síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outras patologias. “Esta atividade tem como objetivo mostrar a capacidade dos nossos alunos, dentro das limitações de cada um. É muito interessante porque, no momento em que eles entram na pista para iniciar a apresentação, eles se transformam em atletas e podem se sentir verdadeiros campeões. Por isso, a prova é um importante instrumento de inclusão no esporte e uma experiência marcante na vida deles”, explica a fisioterapeuta Mariane, que também é uma das instrutoras de equitação e coordena o projeto junto com Lilian Roxo e Eduardo Pereira,

ATENDIMENTO AMPLIADO

O projeto de Equoterapia oferecido pela Prefeitura teve seu atendimento ampliado este ano em 150%, passando de 20 para 50 pacientes atendidos gratuitamente. Desenvolvido por uma equipe multiprofissional especializada, o projeto, cujas atividades são realizadas na Área do Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina, atende ainda outros 20 pacientes, contemplados com o tratamento através de uma parceria firmada com a Man Latin America.

De acordo com secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, a ampliação do número de pessoas atendidas pelo projeto e o retorno da prova, na Área de Exposições, ambas realizadas este ano, só foram possíveis porque a Prefeitura retomou o projeto, que estava paralisado desde o final de 2016. “Apesar de ser muito importante para a reabilitação dos pacientes, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, o projeto de Equoterapia estava paralisado. Dois meses depois, em fevereiro de 2017, conseguimos reativá-lo e, após 15 meses, ele foi ampliado com a inclusão de mais 30 pacientes, o que fez subir o número total de atendidos para 50 pessoas. A decisão de resgatar este trabalho foi tomada porque sabemos o quanto a Equoterapia é importante para esses pacientes, além de atender a uma determinação do prefeito Diogo Balieiro Diniz”, disse Vieira.

Deixe um Comentário