Pacientes do Programa de Diabetes e Hipertensão de Itatiaia recebem orientações durante a pandemia

0

ITATIAIA

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município está orientando os pacientes assistidos pelo Programa de Diabetes e Hipertensão sobre como se cuidarem durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O alerta se intensificou, uma vez que neste mês é marcando como o de prevenção do Diabetes.

Atualmente o Programa de Diabetes e Hipertensão conta com cerca de 200 pacientes inscritos. O ingresso é realizado por meio de encaminhamento médico, através da unidade de referência do paciente ou por meio do cadastro direto no programa, as segundas e sextas feiras, de 8 horas ao meio-dia, quando é feita o agendamento de consultas e cadastramento nos grupos.
O acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado mensalmente na Policlínica Municipal, pela equipe responsável. Durante as consultas individuais são avaliadas as condições gerais dos pacientes, como a pressão arterial, glicemia entre outros.  Na oportunidade também são repassadas orientações necessárias como, por exemplo, a dieta a seguir.

Para manter a prevenção ao coronavírus, as reuniões estão acontecendo com no máximo quatro participantes por vez, mantendo o distanciamento e com uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel.

Segundo a nutricionista e coordenadora do Programa de Diabetes e Hipertensão, Gina Amorim, o tema “Autocuidado em Diabetes em Tempos de Covid 19 tem o objetivo de esclarecer e conscientizar os pacientes sobre a continuidade do tratamento durante a pandemia. “Nós estamos tirando as principais dúvidas e destacando a importância de se alimentarem adequadamente, de monitorar a glicemia. Muitos têm medo de ir ao médico, ao hospital durante este momento. Nossa finalidade é explicar que o medo do Covid-19 ou a falta de informação possam prejudicar o tratamento do diabetes”, explicou Gina.

error: Conteúdo protegido !