VOLTA REDONDA
O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) resgatou nessa quinta-feira, 21, uma paca (Caniculus paca). O animal foi encontrado em uma residência e, ao que tudo indica, estava se refugiando nesse local devido a uma queimada em um morro na região do bairro Rústico.
A paca, uma fêmea, está sendo tratada pela equipe de biólogos e veterinários do Zoo-VR. O coordenador do Zoológico Municipal, o biólogo Jadiel Teixeira, comentou que o animal tem chances de se recuperar e, em breve, voltar para o seu habitat natural. “Estão sendo realizados limpeza diária das feridas e troca dos curativos, antibioticoterapia e analgésicos para controlar a dor. Iremos também avaliar a visão dela para verificar se não houve comprometimento devido a exposição nas chamas. Ela passou a noite estável, porém o quadro ainda requer bastante cuidado e atenção. A paca está sendo reavaliada diariamente pela nossa equipe”, disse.
AUTOR DA QUEIMADIRA NÃO IDENTIFICADO
Até o momento, o autor da queimada não foi identificado. A prefeitura ressalta que promover queimadas é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998. O artigo 54 da lei descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora.
As denúncias por atear fogo em vegetação podem ser feitas pelo 190 da Polícia Militar, 153 com a Guarda Municipal ou 156 na Central de Atendimento Único (CAU).