RESENDE
A Ouvidoria Geral de Resende foi reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a transparência, eficiência e respeito ao cidadão. Nesta quarta-feira, dia 30, o setor recebeu o Certificado de Reconhecimento pela Implantação e Aplicação da Lei 13.460/17, concedido pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO).
O selo de qualidade foi emitido após avaliação do Observatório da Associação Brasileira de Ouvidores, que acompanha a implementação das normas de ouvidoria pública no Brasil. No início do ano, duas representantes da entidade visitaram o município para verificar, in loco, os processos e metodologias adotados na ouvidoria local.

O ouvidor Ronaldo Santos disse que o reconhecimento reforça compromisso da cidade com o cidadão – Raimundo Brasil/PMR
Durante a inspeção, foram observados critérios como a Lei de Acesso à Informação, a Carta de Serviços ao Usuário, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais diretrizes que visam garantir um serviço público mais transparente, participativo e resolutivo.
Segundo o ouvidor geral de Resende, Ronaldo Santos, o reconhecimento é um marco importante para o município. “Esse certificado confirma que estamos no caminho certo. Nossa prioridade é ouvir o cidadão com seriedade e transformar as manifestações recebidas em melhorias nos serviços públicos”, afirmou.
O trabalho da ouvidoria envolve o recebimento, análise e encaminhamento de reclamações, denúncias, sugestões e elogios de forma organizada e com retorno qualificado à população. A certificação reforça a credibilidade da gestão e consolida Resende como referência em governança participativa.