Outubro Rosa terá programação extensa em Resende

0

RESENDE

Diversas e importantes ações de conhecimento e conscientização voltadas à saúde da mulher estão programadas para este mês de outubro.  A partir desta terça-feira, dia 2, e ao longo do mês, a Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC Resende) estará promovendo o Outubro Rosa com o objetivo de reforçar a mensagem sobre a importância dos exames específicos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Estão programadas atividades como palestras com especialistas, panfletagens, passeio ciclístico, cavalgada e leilão beneficente.

Com representação também em Itaperuna, Petrópolis e Cachoeiro do Itapemirim (ES), a FNCC é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que presta assistência a pacientes com câncer, buscando criar formas de complementar o tratamento, orientando e auxiliando no trajeto de seus pacientes nas instituições de saúde, viabilizando benefícios, fornecendo medicamentos, suplementos e disponibilizando terapias, com nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, também disponibilizando terapias alternativas como massoterapia, reiki e outros, terapias ocupacionais com aulas de artesanatos. ​“Trabalhamos  também realizando palestras informativas sobre diversos assuntos direcionados ao paciente, cuidador e familiares. Outra frente de trabalho que desenvolvemos está relacionada à prevenção”, explica a psicóloga Andréa Naves Silva, representante da FNCC em Resende.

Segundo dados Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, mais de 14 mil brasileiras morrem em virtude do diagnóstico tardio de nódulos malignos nas mamas. Por ano, são diagnosticados mais de 59 mil casos da doença no Brasil. Por isso os especialistas orientam a procurar um ginecologista sempre que se observar alguma alteração.

Andréa ressalta que quanto mais cedo o diagnóstico do câncer de mama, maiores são as chances de cura, que podem ser superiores a 90%. “Se mulheres a partir dos 50 anos introduzirem em sua rotina de prevenção a mamografia, será possível reduzir o número de mortes por câncer de mama, no Brasil”, revela a psicóloga.

Segundo o INCA, mais de 14 mil brasileiras morrem por ano em virtude do diagnóstico tardio – Ascom Resende.

AUTOEXAME

A recomendação é iniciar a prevenção conhecendo seu próprio corpo. Aproveite o banho para apalpar as mamas. A melhor época é após a menstruação. Para mulheres que não menstruam mais, escolha uma data do mês e repita sempre nesse mesmo dia, mensalmente. Os especialistas advertem, porém, que o autoexame não basta para detectar precocemente a doença. Não tem eficácia para a detecção do tumor. Para isso, recomenda-se a mamografia anual. Muitas mulheres recorrem à ultrassonografia para evitar o desconforto do exame de Raio X, no entanto, não tem respaldo médico. O rastreamento correto se utiliza do ultrassom como exame complementar à mamografia.

PROGRAMAÇÃO

Dia 2

Abertura Oficial

Horário: Das 9 ao meio-dia

Local: Ambulatório da Saúde da Mulher de Resende

Dia 3

Bate-papo sobre Auto Conhecimento

Local: Loja Sublime Concept – Centro Empresarial

Dia 4

Customização de Camisas ‘Outubro Rosa’

Horário: Local: Loja Sublime Concept – Centro Empresarial

Local: Loja Sublime Concept – Centro Empresarial

Dia 4

II Pedal Rosa

Horário: 19 horas

Local: Parque das Águas

Dia 5

Palestra sobre Prevenção

Horário: 13 horas

Local: Sede da TV Rio Sul (Resende)

Dia 13

Panfletagem

Horário: 9 horas

Local: Supermercado Máximo (Jardim Jalisco)

Dia 14

Pedalada Rosa

Horário: 9 horas

Local: Parque das Águas

Dia 16

Palestra

Horário: 13 horas

Local: Hospital Unimed Resende

Dia 19

Panfletagem

Horário: 13 horas

Local: Ambulatório Saúde da Mulher de Resende
Dia 20

Panfletagem

Horário: 9 horas

Local: Universidade Estácio de Sá – Resende
Dia 20
Panfletagem

Horário: de 9 ao meio-dia

Local: Parque Minas Gerais
Dia 20

Sábado Família

Horário: 19 horas

Local: Horto Municipal de Porto Real
Dia 20

‘Sobretudo, Mulheres’

Horário: 14 horas

Local: Uninove Campus Resende
Dia 21

Cavalgada Rosa

Horário: 9 horas

Local: Parque das Águas
Dia 21

Leilão Beneficente

Horário: 13 horas

Local: Parque de Exposições de Resende
Dia 25

II Flua Day

Horário: 18 horas

Local: Parque Pintou Alegria
Dia 26

Ação de Prevenção

Horário: 13 horas

Local: Pátio da Prefeitura de Resende
Dia 27

Tarde da Mulher

Horário: 16 horas

Local: Lions Clube de Resende

Dia 30

Caminhada Rosa

Horário: 8 horas

Local: Praça da Matriz (Centro de Resende)