OSBM recebe violonista da Costa Rica para concerto desta noite

0

BARRA MANSA

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe no concerto desta noite o violonista Mario Ulloa, natural da Costa Rica. A apresentação acontece às 20 horas, no Rotary Clube em Barra Mansa, com entrada franca.

No programa estão as obras de Heitor Villa-Lobos: Estudo N° 11 – Prelúdio N° 3, Prelúdio N° 1 Joaquim Rodrigo, Concierto De Aranjuez para violão e orquestra, Allegro Con Spirito, Adagio e Allegro Gentile, também estão no programa as obras de Tchaikovsky: Adagio – Allegro Non Toppo – Andante; Allegro Con Grazia; Allegro Molto Vivace, – Finale I – Adagio Lamentoso – Andante.

Mario Ulloa mostra competência como arranjador ao empregar a harmonia e contraponto. Com diversas apresentações em países da Europa, América do Norte, América do Sul e nas principais capitais brasileiras, atualmente é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Em Julho de 2007 recebeu da Prefeitura Municipal de Salvador a Medalha 2 de Julho: “instituída por decreto municipal em 1968, a insígnia honorífica é concedida a pessoas que se destacam por méritos excepcionais ou por serviços relevantes prestados à cidade de Salvador”.

O Solista

Natural da Costa Rica e de uma família com extensa tradição musical, Ulloa tem um currículo impecável. O dom e a dedicação pela arte afloraram aos quatro anos de idade, momento em que começou a tocar violão. Estudou aproximadamente seis anos no Conservatório de Castella. Posteriormente, ingressou na Escuela de Artes Musicales de la Universidad, em San José, formando-se em 1985, sob a tutoria do professor Luis Zumbado. Com bolsas de estudos, continuou a trajetória profissional no Musikhochschule Köln, Alemanha, obtendo em 1990, sob a tutoria do maestro Eliot Fisk, o mais alto diploma dessa instituição: Konzertexamen (Diploma de Concertista). Na referida Escola, realizou estudos de música barroca com o professor Konrad Junghännel. Ainda com o mestre Fisk, estudou no Mozarteum, Salzburgo, Áustria.

Durante quatro anos, cursou o programa de pós-graduação na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e obteve, em 2001, seu Diploma de Doutor em Música, sob a orientação do Professor. Dr. Joel Barbosa e co-orientação do Prof. Dr. Jamary Oliveira.

O Regente

Daniel Guedes reconhecido como um dos principais músicos de sua geração, que vem atuando como violinista, violista, camerista, regente e professor. Venceu o Concurso Jovens Concertistas Brasileiros aos 13 anos, estudou na Guildhall School of Music, na classe de Detlef Hahn. Cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec, no “Pinchas Zukerman Performance Program”. Posteriormente estudou regência com o próprio Zukerman e com Mika Eishcenholz.Como regente atuou frente à OSB, Sinfônica de Campinas, Sinfônica Nacional da UFF, entre outras. Atualmente é Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.