OSBM e OSB realizam concerto Link Up – A Orquestra em Movimento

0

BARRA MANSA

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Weill Music Institute, trazem para o Parque da Cidade, em Barra Mansa, o programa ‘Link Up – A Orquestra em Movimento’, em um concerto que unirá as duas orquestras as mais de 1.500 crianças, oriundas do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa.

A apresentação acontece às 19 horas e é aberta ao público. O Projeto Música nas Escolas, desde maio, está trabalhando em prol deste evento. Foram realizados capacitações e workshops com os professores/musicalizadores, para inserir o programa em 40 unidades escolares.

O Link Up é um programa do Weill Music Institute do Carnegie Hall (Nova Yorque) que conduz alunos e professores à exploração do repertório orquestral através de atividades de escuta, improvisação e composição para um concerto final onde os alunos cantam e tocam flauta doce soprano, pífaro ou instrumentos de cordas, aprendendo conceitos musicais básicos e compondo suas próprias músicas. O programa conecta sua sala de aula à sala de concerto, culminando num concerto orquestral interativo.

Os compositores criam movimento em suas composições de várias formas: usando motivos, direções melódicas, intervalos, dinâmicas e instrumentações diversas. Através do repertório do Link Up, das atividades práticas e da performance interativa final, os alunos descobrirão como a orquestra se movimenta e como a música move o ouvinte.

Durante o concerto os alunos interpretarão, cantando e tocando flauta doce, pífaro e instrumentos de cordas; analisar e interpretar como a música se move através de motivos, direção melódica, graus conjuntos e saltos, dinâmicas e orquestração; conectar-se com a orquestra e explorar os instrumentos, naipes e orquestrações e desenvolver a criatividade e criar uma relação pessoal com a música.

O Maestro

A regência ficará por conta de Lee Mills, Ganhador da bolsa da Fundação Georg Solti dos Estados Unidos, em 2014. Lee Mills vem construindo uma carreira internacional reconhecida pelo tom vibrante e multifacetado de seu estilo.
Após ser selecionado para o prestigioso programa da Sinfônica de Baltimore/Peabody Institute, formou-se em regência orquestral em 2011, tendo como tutores Marin Alsop e Gustav Meier. Foi o fundador da Orquestra de Câmara Divertimento em Walla Walla, Washington, e já atuou à frente das sinfônicas de Saint Louis, Baltimore e Bozeman, dos balés de Moscou e Montana, e de diversos outros grupos. Com a orquestra do Teatro la Fenice, foi maestro assistente e regente dos ensaios de As bodas de Fígaro, Don Giovanni e Così fan tutte.

Após atuar como Diretor Musical da Orquestra Sinfônica da Universidade de Towson, em Maryland, por três anos, Lee Mills assumiu o cargo de Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2014, tornando-se Maestro Residente do conjunto em 2016.

Repertório do concerto ‘Link Up – A Orquestra em Movimento’

Vem tocar (T. Cabaniss)

{tocam flauta doce e cantam}

Can-can (J. Offenbach)

{ouvem}

Danúbio Azul (J. Strauss II, arranjo T. Cabaniss)

{tocam flauta doce e cantam}

Noturno de ‘Sonho de uma Noite de Verão’ (F. Mendelssohn, arranjo T. Cabaniss)
{tocam flauta doce}

Abertura de ‘As Bodas de Fígaro’ (W. A. Mozart)

{ouvem}

Toureador de ‘Carmen’ (G. Bizet)

{cantam}

Sinfonia nº 5, em dó menor, op. 67 (L. van Beethoven) I. Allegro con brio

{ouvem}

O Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras n° 2 (H. Villa-Lobos) cantam e realizam uma coreografia simples}

Cidade Maravilhosa (A. Filho, arranjo T. Cabaniss)

{cantam}

 

Deixe um Comentário