OSBM apresenta concerto com o pianista angolano Adriano Jordão

0

BARRA MANSA

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe nesta terça-feira o premiado pianista angolano, Adriano Jordão, como solista para mais um concerto da temporada 2019.  A apresentação acontece às 20 horas no Espaço M em Barra Mansa. Com entrada franca, o concerto tem regência do Diretor Artístico Vantoil de Souza.

Pela primeira vez, a OSBM se apresentará no Espaço M Eventos. “A nossa orquestra é um orgulho para a cidade. Vamos explorar novos espaços até que uma sala de concertos adequada seja construída, e isso não está longe de acontecer. O Espaço M é um local muito elegante, acessível e agradável. Não tenho dúvidas que o evento será um sucesso”, explica o Secretário de Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo.

O convidado

Adriano Jordão nasceu em Angola em 1946. Em 1967 a Fundação Calouste Gulbenkian ofereceu-lhe uma bolsa que lhe permitiu fazer um ano de estudos avançados nos Estados Unidos da América. Em 1969, depois de ter completado o curso superior no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe da professora Helena Matos, continuou os seus estudos em Paris, sob a orientação de Yvonne Lefébure.

Ganhou numerosos prêmios em competições nacionais e internacionais tendo especial destaque o 1º Lugar no Concurso Internacional de Debussy, na França. A carreira artística de Adriano o levou para apresentações por toda a Europa, América do Norte e do Sul, bem como em África e na Ásia.

Em 2017 realizou uma digressão com o Quarteto Arabesco por várias cidades do nosso país e apresentou-se em recital e com orquestra na Tailândia, em Marrocos no Brasil e em Istambul a convite das Nações Unidas comemorando o Dia Internacional da Mulher.

Comemorou dia 10 de Abril de 2019, cinquenta anos do início da sua carreira profissional como pianista, com um concerto rodeado de amigos no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada nos Açores (Portugal), mesmo palco onde se estreou em 1969.

Programa

Alexandre Schubert – Catedral de Luz

Camille Saint-Säens – Sinfonia nº 3, em dó menor – Op. 78

I Adágio – Allegro moderato – Poco adágio

II Allegro moderato – Presto – Maestoso – Allegro

Maurice Ravel – Concerto para Mão Esquerda

 

 

Deixe um Comentário