PORTO REAL
O prefeito Ailton Marques fez uma live nas redes sociais na tarde desta sexta-feira para informar sobre os casos de coronavírus existentes na cidade e para responder perguntas da população. A cidade tem três casos confirmados, sendo que eles podem ser considerados curados. São 104 notificações junto ao Ministério da Saúde, sendo 26 descartados e dez ainda em análise. São 43 casos leves de síndrome gripal e todos já cumpriram o isolamento e estão liberados para suas atividades. Um óbito suspeito, do distrito de Floriano, de Barra Mansa, ainda está sendo analisado e não foi informado se foi por coronavírus.
“Comparado a outras cidades os números mostram que as decisões tomadas em Porto Real deram certo. Além de todas as nossas ações, a barreira sanitária no primeiro dia encaminhou 62 moradores da cidade para os PSFs e 12 foram orientadas a voltar para a cidade de origem. Temos também o nosso gabinete de crise que tem se reunido rotineiramente”, apontou o prefeito Ailton Marques, que pediu o comprometimento da população para a cidade continuar sem casos ativos da doença.
O prefeito estava acompanhado na live do secretário de Saúde, Luiz Fernando, que apontou o isolamento como o melhor remédio para o coronavírus. “Lamentamos porque tem gente que não está levando a sério”, disse.
Ailton lembrou que o comércio na cidade está aberto e as medidas de segurança precisam ser cumpridas. Citou que ainda não é obrigatório em Porto Real o uso de máscaras, mas é necessário. Na próxima semana o prefeito afirmou que chegarão 1.570 testes rápidos na cidade, que terá uma ordem para ser aplicado, como profissionais de saúde, guarda, pessoas que apresentem sintomas. Na cidade, segundo ele, não faltam equipamentos de segurança para quem está na linha de frente do combate.