Orquidário do Centro de Atenção à Pessoa em Situação de Rua do Bracuí completa dois anos

Projeto das secretarias de Desenvolvimento Social e Urbanização, Parques e Jardins, alia cuidado com as pessoas e o meio ambiente

Por Roze Martins
54657511958 68a998f1a6 c

ANGRA DOS REIS

Na tarde desta terça-feira, 15, foram celebrados os dois anos do orquidário do Centro de Atenção à Pessoa em Situação de Rua (CAPR), no Bracuí. O projeto, que começou com oficinas de manejo com plantas, vem transformando realidades por meio do cuidado com a natureza e com as pessoas.

As orquídeas cultivadas pelos assistidos pelo CAPR são preparadas com todo o cuidado e, após o cultivo, ganham as praças e espaços públicos de Angra dos Reis, ajudando a colorir a cidade e a reescrever histórias de superação.

A ação é desenvolvida pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, e Urbanização, Parques e Jardins, com apoio do supermercado Zona Sul, parceiro do projeto desde a sua criação.

A secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito, lembrou que as orquídeas cultivadas no Bracuí já fazem parte da paisagem de Angra.

“Essas orquídeas representam o cuidado com a cidade e com as pessoas. Quando são plantadas nas praças, carregam consigo histórias de recomeço, de superação e de afeto. Temos muito orgulho dessa parceria com o Desenvolvimento Social, que une inclusão social e embelezamento urbano de forma tão bonita e simbólica”,  afirmou Beth.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Thaísa Bedê, o orquidário vai além de um espaço de cultivo. É uma ferramenta de reconstrução de vínculos e dignidade.

“O orquidário é uma das expressões mais sensíveis do nosso trabalho no CAPR. Quando alguém em situação de rua passa a cuidar de uma planta, passa também a se cuidar. Isso fortalece a autoestima, devolve o sentido de pertencimento e abre caminhos para a reinserção social. Celebrar esses dois anos é reafirmar que é possível transformar realidades com acolhimento, escuta e oportunidade”, destacou Thaísa.

Mauro Figueiredo, gerente da unidade Angra dos Reis do Supermercado Zona Sul, reforçou o compromisso da rede com ações que promovam impacto social positivo.

“Para nós do Zona Sul, é motivo de orgulho fazer parte de um projeto que une cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social e cidadania. Ver essas orquídeas florescendo nas praças de Angra, cultivadas com tanto carinho por pessoas que estão recomeçando suas histórias, é algo que nos inspira e reforça nosso papel como empresa parceira da comunidade”, afirmou.

A comemoração contou ainda com uma apresentação especial de catimbó realizada pelas participantes das oficinas do Núcleo de Convivência da Pessoa Idosa, atividade desenvolvida nos CRAS do município.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos