PARATY
PARATY
Formada por 60 jovens talentosos, a Orquestra Sinfônica Municipal de Paraty abre a temporada 2024 com muitas novidades. No concerto do dia 24, sábado, na Igreja da Matriz, também será anunciada a nova gestão da Orquestra, que passará a integrar o programa de música da Casa da Cultura, com o apoio da Associação Amigos da Orquestra de Paraty (AMO) e apoio institucional da prefeitura.
Sob o comando do maestro Weslem Daniel, aprendiz e musicista desde o nove anos, a orquestra reúne integrantes de 45 bairros da região, em sua totalidade jovens entre 16 e 21 anos. A partir do exemplo do maestro Weslem, que iniciou sua trajetória em um projeto social similar, os jovens músicos podem ter a verdadeira visão da transformação que a música e a formação cultural são capazes de trazer.
Desde 2021, a Orquestra mantém-se em intensa atividade, com aulas, ensaios, tendo realizado até o ano passado um total de 17 apresentações, sendo 15delas em Paraty e duas em outras cidades, além de se apresentar em eventos e festivais locais. Nesta nova etapa, sob gestão da Casa da Cultura, terá uma programação de formação musical com a realização de master classes com renomados músicos, além de novas parcerias institucionais.
Para o concerto do dia 24, o maestro Weslem Daniel adianta que o repertório terá a Sinfonia nº 8 “Inacabada” de Schubert, que certamente vai arrebatar o público, em um cenário que traduz a atmosfera única da cidade Patrimônio Mundial da Unesco, na Igreja da Matriz, no coração do Centro Histórico. A entrada é gratuita.