RESENDE
A Orquestra Modesta de São Paulo, formada por palhaços-músicos, promove nesta quarta-feira, dia 22, a Oficina “A Cena e Música dos Palhaços”, que visa promover ao participante o processo de criação musical usando técnicas de exercícios rítmicos e de jogos teatrais. A Oficina acontece, das 18 às 22 horas, no Porão das Artes, localizado na Rua Luís Cleto da Rocha, no Centro Histórico da cidade, embaixo do Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende.
De acordo com os organizadores, a Oficina é voltada para artistas e estudantes de Artes Cênicas, ter interesse ou estar estudando um instrumento ou o canto. Ela visa oferecer ao participante, de forma lúdica, caminhos para a construção do seu próprio processo de criação musical para ilustrar, tocar, cantar e contar uma história com graça e beleza, através de exercícios rítmicos e vocais além de jogos teatrais.
A carga horária é de quatro horas de duração, para até 30 participantes. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]
Durante a capacitação, os participantes terão jogos e exercícios e trabalharão quatro focos principais: Percepção Musical, onde os participantes serão provocados a se perceber individualmente e em grupo, exercitando o olhar e a escuta; Ritmo, a proposta é mostrar a relação corpo e música para uma real aproximação com o universo sonoro, trabalhando a construção de uma base, e a partir dela os ritmos e os sons; Repertório, além de músicas da Orquestra Modesta, a memória musical dos participantes poderá ser a matéria prima para desenvolvimento de alguns exercícios, juntando as memórias musicais de infância e Instrumentos e Voz, a proposta é trabalhar a utilização de diferentes tipos de instrumentos musicais, os harmônicos, melódicos, percussivos, além de objetos inusitados. “A proposta é oferecer aos participantes uma vivência lúdica mostrando a forma como o palhaço cria e trabalha a música, através de jogos e exercícios rítmicos e vocais, apresentando instrumentos musicais e também objetos inusitados”, explica os organizadores, informando que os participantes que tiverem alguma formação musical anterior devem levar seus instrumentos para experimentarem nos exercícios.
De acordo com o cronograma da aula, serão 20 minutos de aquecimento, ambientação 1h20min de exercícios rítmicos e musicais, 1h20min de exercícios de palhaçaria e jogos teatrais, além de 1 horas para conversa e trocas de experiências
ORQUESTRA MODESTA DE SÃO PAULO
A Orquestra Modesta de São Paulo é uma idealização de Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural. Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo nos últimos anos, em 2015 criaram o projeto buscando contribuir com a tradição carnavalesca ao apresentar esse universo para crianças, fazendo uma grande brincadeira que é uma orquestra formada apenas por palhaços. A cada ano o elenco é formado por palhaços de diferentes cias teatrais de São Paulo que desenvolvem um trabalho voltado ao público infantojuvenil.
Em outubro de 2017 a Orquestra Modesta, com um elenco reduzido, estreou o primeiro espetáculo autoral “Canções para Pequenos Ouvidos”, pelo qual Fernando recebeu o Prêmio APCA 2017 pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística. O espetáculo também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original, também para Escrich.