Orquestra Escola Pequenina Calixto se apresenta na Fazenda Bananal

Evento com entrada gratuita e promete encantar o público no sábado, dia 25

Por Carol Macedo
thi 2685

PARATY

No sábado, dia 25, a orquestra juvenil formada por alunos da Escola Municipal Professora Pequenina Calixto fará uma apresentação no cenário histórico da Fazenda Bananal, em Paraty. O evento tem entrada gratuita e promete encantar o público ao unir música, educação e sustentabilidade em uma mesma experiência

Um concerto em um cenário histórico que harmoniza música, educação e sustentabilidade. O evento que vai acontecer na Fazenda Bananal, no domingo, dia 25, às 11 horas, convida o público a conhecer um dos projetos musicais mais bonitos da cidade: a Orquestra Escola Pequenina Calixto. Formada por mais de 50 alunos, com idade entre nove e 15 anos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a orquestra integra o projeto Casa da Música, iniciativa que conta com o apoio do grupo OCanto e é realizada em parceria com a Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Educação.

Os estudantes da Pequenina Calixto têm acesso a uma formação completa, que envolve teoria, leitura musical, percepção, técnica instrumental e prática de conjunto. O foco está nos instrumentos de cordas friccionadas, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e de sopros, como saxofone, flauta, clarinete, trombone e trompete.

Sob a regência do maestro e multi-instrumentista Rafael Gandolfo, especialista em violoncelo, os alunos desenvolvem técnica, musicalidade e sensibilidade artística.

O repertório da apresentação do dia 25 reflete a diversidade de estilos que a orquestra abraça. Entre as músicas tradicionais, estão Twinkle Twinkle Little Star (Brilha-Brilha Estrelinha), de origem francesa e compositor anônimo, e Frère Jacques (Polegares), também tradicional francesa atribuída a Jean-Philippe Rameau, além da canção caiçara Maria Põe o Barco n’Água, em arranjo de Rafael Gandolfo.

Segundo Fernando Guerra, gerente da Fazenda Bananal, do universo da música popular brasileira, o público poderá ouvir Asa Branca, de Luiz Gonzaga, Anunciação, de Alceu Valença, e duas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos: Tocata (Trenzinho do Caipira) e Cantiga (Canto de Caicó), ambas em arranjos de Gandolfo. Completam o programa os clássicos internacionais, obras de Beethoven e Tchaikovsky, e a versão orquestral do ícone do rock We Will Rock You, do Queen. “A Orquestra Pequenina Calixto já é um patrimônio da nossa cidade e é muito especial acompanhar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto, mostrando como a música pode ser uma grande aliada da educação”, afirmou Guerra

O evento também será uma oportunidade de conhecer a Fazenda Bananal, referência em preservação da Mata Atlântica. “A Bananal convida o público a uma imersão em cultura, natureza e gastronomia, por meio de experiências que buscam preservar o patrimônio natural da região e torná-lo acessível a um público cada vez maior”, diz Guerra.

Assim, a fusão entre a tradição da Bananal e o vigor juvenil da Orquestra se transforma em um testemunho de como a música pode ser agente de transformação na vida de crianças e jovens – e um chamado à importância de investir em arte, educação e sustentabilidade.

A trajetória da orquestra

Em 2022, a Casa da Cultura de Paraty assumiu o desafio de fazer a gestão da Orquestra Escola Pequenina Calixto. Um trabalho realizado em parceria com o grupo OCanto e a Secretaria de Educação de Paraty.

Durante esse período, foram realizadas diversas ações, tais como um mutirão para a realização das inscrições dos alunos, reuniões com os responsáveis, reparos em todos os instrumentos da orquestra, aquisição de peças de reposição, contratação de professores, organização da programação de atividades, revitalização da Sala da Orquestra, criação de identidade visual e distribuição de uniformes para alunos e professores.

Ainda em 2022, a Orquestra Escola Pequenina Calixto realizou quatro apresentações, uma delas na Programação de Fim de Ano da Casa da Cultura de Paraty. Mesmo com pouco tempo de atividade e com alunos que nunca haviam tido aulas de música ou tocado instrumentos de orquestra, encerrou aquele ano com um grupo consolidado. Esta será a segunda apresentação da Orquestra na Fazenda Bananal, que em 2023 realizou um ensaio aberto com grande público.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos