Orquestra de Jazz apresenta primeiro concerto da temporada na próxima semana

0

BARRA MANSA

A Orquestra de Jazz do projeto Música nas Escolas realiza na próxima terça o primeiro concerto da temporada 2020. O evento acontece as 19 horas na sede do projeto e contempla alguns dos principais ‘jazz standards’ (padrão de jazz) que remontam a era do swing e o surgimento do próprio estilo na primeira metade do século 20.

Com entrada franca e medidas de segurança como assentos separados e álcool 70% para o público, músicos e equipe, nossa Big Band inclui no programa obras de grande repercussão no cenário cultural do ocidente, como Benny Goodman, Cole Porter, Duke Ellington, Ray Charles, Ella Fitzgerald, Benny Golson, Dick Rogers, entre outros. É obrigatório o uso de máscara no evento.

A apresentação terá a presença do cantor Felipe Santos, convidado para integrar a orquestra na música ‘Night and day’ de Cole Porter, conhecido por ser um compositor de letras sofisticadas, ritmos inteligentes e com formas complexas. É um dos maiores contribuidores do Great American Songbook (lista que engloba as composições mais famosas da cultura popular dos Estados Unidos no século 20 ).

A Orquestra de Jazz

Formada por músicos do Projeto Música nas Escolas, foi criada para desenvolver repertório popular, com ênfase no jazz. A Orquestra de Jazz teve sua estréia no Teatro do Sesc Barra Mansa, lotando o espaço em duas sessões. Desenvolvendo repertório que mescla clássicos do Jazz e Música Popular Brasileira e Internacional, o grupo arranca aplausos e elogios por onde passa.

O Regente

Renilton Vilela iniciou sua vivência artística em 1997 no Coral de Itatiaia (RJ), passando posteriormente a integrar a banda de música da cidade como percussionista e clarinetista. Em 2004 ingressou na Banda Sinfônica da AMAN, se apresentou na Sala Cecília Meireles, Palácio de Cristal, Sala São Paulo, entre outros. Foi aluno de harmonia e improvisação do professor Marcos Moraes, em São Paulo, e do Centro Musiart em Resende (RJ). Desde 2014 participa da Orquestra de de Jazz do Projeto Música nas Escolas como pianista, e atualmente cursa licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (SP), e rege a Orquestra de Jazz desde o ano passado.

Evento realizado pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Patrocínio Itaú e Saint Gobain, apoio Transporte Generoso e Fundação de Cultura de Barra Mansa.