VOLTA REDONDA
A Orquestra de Cordas do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” – formada por cerca de 80 alunos da rede municipal de ensino, realiza nesta terça-feira, dia 12, no Salão Branco do Hotel Bela Vista, no bairro Bela Vista, o concerto “Um passeio pela música de todos os tempos”, com a participação especial de um solista convidado, o violinista Yuri Reis, da Orquestra Sinfônica Nacional – UFF. Durante o programa, o concerto contará ainda com solos de outros compositores, feitos pelos próprios jovens da orquestra. O concerto acontece às 19h30min.
“O concerto da Orquestra de Cordas acontece neste espaço carregado de muita história para nós volta-redondenses, que é o Salão Branco do Hotel Bela Vista. Será imperdível”, conta a maestrina Sarah Higino.
Com um programa bem diverso, a apresentação dará ao público a oportunidade de passear por vários períodos da história da música, como o Concerto para Violino e Cordas de Felix Mendelssohn, tendo como solista o violinista Yuri Reis.
Em seguida, será interpretado um Concerto Grosso do americano Vittorio Giannini, com um quarteto de cordas de jovens da própria orquestra: Filipe da Silva, Frederico Sudal, Maria Eduarda Galdino e Mariana da Silva, como solistas em diálogo com a orquestra.
A música inglesa será representada pelo compositor de origem africana Samuel Coleridge Taylor, considerado na época “o novo Mahler”. A música húngara também estará presente, com Béla Bartók e suas Seis Danças Romenas. E chegando à América do Sul, três grandes representantes da música erudita e popular: Ernani Aguiar, Astor Piazzolla e Zequinha de Abreu.
O evento é gratuito, com vagas limitadas, e a reserva pode ser feita pelo telefone do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”: (24) 3512-9275.
PROJETO
A Orquestra de Cordas de Volta Redonda faz parte do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, mantido pela prefeitura e que beneficia cerca de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino – Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).
Criado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, o “Cidade da Música” ainda inclui Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos.